Ceclin
jun 17, 2020 0 Comentário


MEC prorroga aulas virtuais no Ensino Superior e flexibiliza estágios pela internet

Portaria também flexibiliza estágios e práticas em laboratório

Os universitários poderão fazer estágios prático dos cursos na modalidade virtual. A possibilidade foi aberta pelo Ministério da Educação (MEC) durante a pandemia da COVID-19, em Portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (17/06).

O MEC deverá publicar decreto que autoriza aulas a distância no Ensino Superior até o dia 31 de dezembro deste ano, inclusive flexibilizando a carga horária de estágios.

Até recentemente, havia decreto permitindo as aulas virtuais até a metade do ano. Em algumas situações não será possível usar a ferramenta de aulas on-line e tais casos já estão sendo analisados pelo MEC.

Ainda segundo a Portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial. Com a nova Portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.