Ceclin
jul 23, 2020 0 Comentário


MEC lança especialização com 4.320 vagas

Oportunidades são oferecidas no âmbito do Programa Novos Caminhos

Estão abertas as inscrições para a especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) de maneira gratuita. O curso, disponibilizado no formato de educação a distância, é direcionado a professores de escolas estaduais.

A especialização é promovida no âmbito do Programa Novos Caminhos, idealizado pelo MEC. São ofertadas, ao todo, 4.320 vagas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelas escolas interessadas, pela internet, até 14 de agosto, conforme informações do edital publicado no Diário Oficial da União.

Segundo o MEC, cada escolha receberá uma parte das vagas, devendo, posteriormente, selecionar os professores que serão beneficiados com a especialização. “As redes também devem estabelecer parceria com polos EaD para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso, que será realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), parceiro da ação”, acrescentou o Ministério da Educação.

Uma das propostas da formação é fomentar a educação profissional e tecnológica entre os docentes, além de instigar atividades relacionadas à reforma do ensino médio. A previsão é que as aulas iniciem ainda neste segundo semestre.

Lançado em outubro do ano passado, o Programa Novos Caminhos é uma das ações do MEC em prol da educação profissional no Brasil. A projeção da iniciativa é o oferecimento de 40 mil vagas em diversos cursos até 2022, todas direcionadas aos educadores.