Ceclin
maio 27, 2008 0 Comentário


MEC amplia prazo de inscrição do Enem 2008

Os estudantes que ainda não se inscreveram no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terão mais tempo para realizar o processo. É que o Ministério da Educação prorrogou as inscrições para o dia 13 de junho. Podem participar os concluintes do ensino médio em 2008 ou aqueles que já tenham concluído em anos anteriores. No ano passado, Pernambuco teve cerca de 135 mil alunos inscritos. No Brasil, foram 3 milhões.
O Enem é voluntário, mas é importante porque serve como seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 instituições de ensino superior brasileiras. A Comissão de Vestibular das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE, UFRPE e Univasf) também utilizam a nota em sua seleção.
Os estudantes da rede pública podem efetuar as inscrições nos Correios ou via internet, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Quem vai postar pelos Correios deve levar um formulário preenchido, adquirido na própria escola, e acompanhado de um documento original de identificação (carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação) com fotografia.
Para a rede estadual a inscrição é gratuita, desde que os alunos utilizem o formulário distribuído na escola. Alunos da rede privada pagam uma taxa de R$ 35 e a inscrição deve ser feita através da internet. Os que não têm condições de pagar a taxa devem preencher uma declaração de carência, no verso da ficha de inscrição.
Os alunos com necessidades especiais deverão declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do exame.
Até o dia 18 de agosto, o aluno receberá o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Caso contrário, o estudante deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.
O exame será realizado no dia 31 de agosto, às 13 horas. São 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.
O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o boletim individual de resultados. O participante poderá também acessar o boletim pela internet, informando o CPF e senha de acesso. (Jornal do Commercio).