Ceclin
out 27, 2016 0 Comentário


Mata Sul recebe investimentos do Prorural para sistemas de irrigação

Prorual em Palmares

Projeto do ProRural garantirá o aumento na produção de frutas, raízes e tubérculos por agricultores familiares pernambucanos 

Os moradores de dez comunidades localizadas no município de Palmares, na Zona da Mata Sul, vão garantir a produção de frutas, raízes e tubérculos durante o ano todo. Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, financiados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio do ProRural, os beneficiados vão fortalecer a produção que vai para a merenda escolar.

Todo o investimento, que está em fase de licitação, vai garantir a construção de 30 sistemas de irrigação com casas de bomba e a compra canos de irrigação, microaspersores, bombas d’água e instalações elétricas. Além disso, o projeto garantirá ainda a assistência técnica e extensão rural (ATER) aos produtores, de forma a dar suporte nas operações agrícolas fundamentais como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças e contribuição mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas.

Ligados às redes de fruticultura, raízes e tubérculos, apicultura e artesanato, entre outras, os 30 produtores familiares beneficiados pelo projeto do ProRural já comercializam no mercado institucional como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além das feiras de economia solidária e municipal. No entanto, com a implantação dos sistemas para a irrigação os agricultores esperam aumento de 100% na produtividade e assim conquistar novos e maiores mercados.

com informações da Assessoria