Ceclin
abr 05, 2008 1 Comentário


Mais oportunidades para a juventude

Preocupados com o futuro do jovem pernambucano, o movimento estudantil, o Conselho Nacional da Juventude e a Secretaria Especial da Juventude e Emprego de Pernambuco promovem, de hoje (04) até domingo (06), a Conferência Estadual da Juventude. No encontro, que acontece no Centro de Convenções, será debatido o Plano Estadual da Juventude, que visa a criação de políticas públicas para os jovens.
A situação do jovem em Pernambuco é crítica. Muitos vivem sem emprego, sem educação e sem atendimento de saúde adequado. Pensando nisso, o Governo do Estado vem trabalhando um plano de ações que pretende mudar este quadro. “Este é um desafio de governo, porque quando se fala em ações para dar oportunidade aos jovens, isso envolve o trabalho de várias secretarias”, afirmou o secretário especial da Juventude e Emprego do Governo do Estado, Pedro Mendes.
De acordo com o secretário, o governo estadual vem formatando projetos de qualificação profissional para os jovens visando, sobretudo, o atual crescimento econômico de Pernambuco. O Conselho Nacional da Juventude e o movimento estudantil lutam por políticas permanentes. Políticas que, segundo eles, “não sejam provisórias e, sim, permanentes. Que ultrapassem os governos”.
A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Anne Cabral, acredita que uma melhoria na qualidade de ensino é a saída. “Grande parte dos jovens está fora da escola. Nós saímos de um período neoliberal de oito anos em que a educação básica foi sucateada”, afirmou Anne.
Por isto, é importante a participação do jovem na construção de políticas públicas que vão afetar diretamente a sua vida. A UEP convida para a abertura da Conferência Estadual da Juventude, hoje, a partir das 18h30, no Centro de Convenções. Não precisa se inscrever e a entrada é gratuita.

Do Recife, Daniel Vilarouca.