Ceclin
set 24, 2011 0 Comentário


Mais oito vereadores em Caruaru

CARUARU Câmara Municipal aprova aumento no números de cadeiras. Vai de 15 para 23

CARUARU – A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste, aprovou, por unanimidade, na quinta-feira à noite, o aumento de número de vereadores de 15 para 23. O número passa a valer a partir das eleições de 2012, quando serão escolhidos os vereadores e prefeitos. A mudança ainda vai passar por uma segunda votação, na próxima semana.

“É um momento histórico para Caruaru. A emenda constitucional aumentou a representatividade nas câmaras e nós só estamos cumprindo a lei. Tenho certeza de que a população é que vai ganhar”, destacou o presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB). Para ele, a decisão segue o que determina a emenda constitucional nº 58, de setembro de 2009, que estipula o número de parlamentares municipais de acordo com a população de cada município.

O presidente explicou que a votação teria que acontecer até o próximo dia 7 de outubro, ou seja, um ano antes das eleições, para que a medida passa e valer a partir da próxima legislatura. “Não vamos aumentar os gastos, só vamos ter mais dificuldades na administração”, pontuou. Atualmente, cada vereador recebe R$ 6 mil por mês. Outro problema será abrigar os novos gabinetes na estrutura do atual prédio, que já é pequena.

Lícius acrescentou que o assunto foi debatido, em diversas reuniões, com os parlamentares e recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica da Câmara. Segundo o presidente, o cálculo do duodécimo também foi revisto pela emenda constitucional que alterou o número de vereadores em cada cidade. Atualmente o duodécimo da Câmara de Caruaru é de R$ 703.770,84.