Ceclin
ago 16, 2011 0 Comentário


Mais nove cidades pernambucanas ganham escola técnica

JC Online

Pernambuco terá mais nove municípios com escolas técnicas federais. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), cuja sede fica no Recife, ganhará sete novos câmpus. Atualmente existem nove. Já o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que dispõe de cinco unidades, terá mais duas.

O anúncio será feito nesta terça (16) pela presidente Dilma Rousseff, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, às 11h. No País, o programa de expansão da rede federal de educação profissional contemplará a implantação de 120 novos câm- pus. No Estado, serão 22 municípios contemplados e 23 unidades do IFPE.

Segundo o deputado federal pernambucano Fernando Ferro (PT), o IFPE chegará a Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Na Zona da Mata, será contemplado o município de Palmares.

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano, também de acordo com o parlamentar, ficará responsável por novas unidades em Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, ambas na região sertaneja.“Conversei com o secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, na semana passada, e ele informou as cidades de Pernambuco que receberão novos câmpus. Fui convidado pelo MEC para sugerir municípios que seriam contemplados com a expansão”, explica Ferro.

“Sugeri uma unidade em Toritama ou Santa Cruz do Capibaribe, para atender o polo têxtil. Não foi dessa vez, mas a promessa do MEC é lançar uma segunda etapa de expansão até o fim do ano. Talvez, então, uma dessas duas cidades ganhe uma escola técnica”, complementa.

Conforme o deputado petista, o objetivo do ministério é iniciar a construção dos novos câmpus ainda este ano, com previsão de início das atividades até o início de 2013. As prefeituras doarão os terrenos onde serão instaladas as escolas.

“Pretendemos construir a escola onde atualmente funciona o Colégio Firmino da Veiga, no Centro de Paulista. Lá existem atualmente turmas do ensino fundamental. Há espaço para construção da unidade técnica, pois o terreno tem cerca de quatro hectares”, afirma o prefeito de Paulista, no Grande Recife, Yves Ribeiro.

Os reitores do IFPE, Cláudia Sansil, e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Rildo Fernandes Diniz, vão detalhar a expansão nesta terça (16).