• Ceclin
out 31, 2016 0 Comentário


Mais mulheres à frente de prefeituras pernambucanas

Raquel Lyra saiu em carreata para comemorar vitória em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

Raquel Lyra saiu em carreata para comemorar vitória em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

ELEIÇÕES  Número de vereadoras eleitas no Estado, no entanto, diminui com relação a 2012.

Com informações do Jornal do Commercio 

Pernambuco conseguiu eleger este ano 26 prefeitas, nove a mais do que em 2012. Esse número já conta com a deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) que saiu vitoriosa no segundo turno, em Caruaru, quarto maior colégio eleitoral do Estado. O número de vereadoras eleitas, no entanto, ficou um pouco abaixo do que elas conseguiram em 2012. Agora são 260 para as Câmaras Municipais, sete a menos do que há quatro anos, mostram relatórios da Justiça Eleitoral, ainda sujeitos a revisão por causa de candidaturas sub-judice.

A participação feminina, tímida no resultado geral – foram eleitas até o momento 5% das quase seis mil que se candidataram aos diferentes cargos no Estado -, mostra-se surpreendente em Arcoverde, na entrada do Sertão. Lá, além de reeleger a prefeita Madalena Britto (PSB), 62 anos, com 60% dos votos, a população, estará representada na Câmara de Vereadores por homens e mulheres da forma mais equilibrada. Das dez vagas, cinco ficaram com candidatas: Dra Cibely (PP), Luíza Margarida (PMDB), Célia (PSB), Cleriane Medeiros (PRTB), e Zirleide Monteiro (PTB). A segunda mais votada para prefeita também foi uma mulher, Nerianny de Zeca (PTB), 46, que somou 39,2% dos votos válidos.

“Sou a terceira mulher eleita como prefeita de Arcoverde e dessa vez seremos também a única cidade com 50% do Legislativo feminino. Acredito que será muito produtivo trabalhar com elas”, avalia a professora Madalena Britto, que já tem mais de 20 anos de gestão. Começou na prefeitura como secretária de Assistência Social, na gestão da prefeita Rosa Barros, e depois foi vice do seu antecessor, Zeca Cavalcanti.

Para a deputada Raquel Lyra, 37, que passou para o segundo turno em Caruaru conquistando 93.803 votos no domingo (30), o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), sob o ex-prefeito Tony Gel, do PMDB, a mulher está cada vez mais participativa. “Isso pode ser verificado em associações e conselhos. Precisamos avançar na política partidária, um espaço dominado pelos homens”. Ela lembra que as estruturas partidárias não favorecem a participação da mulher, “mas os paradigmas estão sendo quebrados”. Como mãe de dois filhos, diz que compreende bem os desafios que o público feminino enfrenta no cotidiano. “Quando cuidamos bem da mulher, cuidamos bem das famílias e de toda a população”, argumenta.

No Recife, mais de 200 mulheres disputaram as 39 vagas para vereador, mas apenas seis chegaram lá, sendo as mais votadas superando inclusive os homens, as evangélicas Michele Collins (PP) e Irmã Aimée (PSB). No segundo maior colégio eleitoral do Estado, Jaboatão dos Guararapes, a única eleita para vereador foi a irmã Babate (PSB). Em Olinda, duas candidatas conseguiram vaga: Denise Almeida (PRB) e Graça Fonseca (PMDB), Zezé Parteira (PV) conquistou a última cadeira em Caruaru. Em Belém de São Francisco, três venceram: Aida Nogueira (PRP), Ana Magalhães (PMDB) e Aurora Guedes (PSB).

MUNICÍPIOS COM PREFEITA ELEITA:

 

ARCOVERDE – Madalena Brito (PSB)

BREJÃO – Beta Cadengue (PSB)

BREJINHO – Tania Maria (PSB)

CALUMBI – Sandra da Farmácia (PT)

CAPOEIRAS – Neide Reino (PSB)

CUMARU – Mariana (PTC)

CARUARU – Raquel Lyra (PSB)

FREI MIGUELINHO – Adriana Assunção (PSB)

GLÓRIA DO GOITÁ – Adriana Paes (PR)

ITAÍBA – Regina da Saúde (PTB)

ITAMBÉ – Dona Graça (PDT)

JATOBÁ – Goreti Varjão (SD)

JOÃO ALFREDO – Maria (PSD)

LAGOA DO CARRO – Judite Botafogo (PSDB)

LAGOA DE ITAENGA – Graça do Moinho (PSB)

MIRANDIBA – Rose Cléa Máximo (PSD)

PANELAS – Joelma Campos (PSB)

PASSIRA – Rênya Carla (PP)

PESQUEIRA –  Maria José (PRP)

PRIMAVERA – Dayse do Gás (PDT)

RIO FORMOSO – Isabel Hacker (PSB)

SANTA CRUZ – Eliane Soares (PR)

SURUBIM – Ana Célia (PSB)

TERRA NOVA – Aline Freire (PR)

GAMELEIRA – Verônica do Major (PSB)

SÃO BENTO DO UNA – Débora Almeida (PSB).