• Ceclin
set 19, 2011 1 Comentário


Mais de 700 vagas em cursos gratuitos no Itep

Diario de Pernambuco

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que coordena a rede de Centros Tecnológicos do estado, abre nesta segunda-feira (19) inscrições para preencher 712 vagas em 11 cursos técnicos de nível médio gratuitos. Oito deles são inéditos. As aulas serão realizadas nos CTs do Recife (CT Cultura Digital), Caruaru (CT Moda), Garanhuns (CT Laticínios), Serra Talhada (CT Pajeú) e Araripina (CT Araripe).

O processo seletivo tem validade já para este semestre, assim como para o primeiro semestre de 2012. Poderão participar da seleção estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio ou quem já concluiu o ensino médio. Dentre as vagas ofertadas, 80% deverão ser ocupadas exclusivamente por alunos oriundos de escolas públicas.

Informática, administração, desenho de construção civil, gestão de lavanderia industrial, modelagem de vestuário, eletroeletrônica e comunicação visual são algumas das áreas contempladas na programação. De acordo com o presidente do Itep, Frederico Montenegro, a grade foi montada a partir das demandas identificadas nas cinco cidades onde a entidade está presente. “Nosso interesse é formar profissionais para atender às necessidades de cada região, fortalecendo as vocações e também apoiando novos setores.”

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente via internet de 19 a 30 deste mês, no site www.fadurpe.com.br/itep, onde está disponível o edital da seleção. Para participar, é preciso preencher um formulário eletrônico de inscrição e informar número da carteira de identidade, CPF, endereço completo, telefone para contato e, se for o caso, registro da condição de pessoa com deficiência. A taxa de inscrição custa R$ 15.

O processo seletivo será composto de uma única etapa de avaliação de conhecimento, na forma de prova objetiva de português e matemática (20 questões cada disciplina), de caráter classificatório e eliminatório. O programa da prova está contido no edital, disponível no site. A prova será realizada no dia 16 de outubro.