• Ceclin
abr 28, 2011 0 Comentário


Mais de 300 mil serão capacitados

Até junho do ano que vem, o Ministério do Turismo pretende capacitar mais de 150 mil de um total de 306 mil profissionais que atuam na área do turismo nas 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da pasta, Pedro Novais, durante audiência pública no Senado.

De acordo com ele, o ministério pretende investir R$ 440 milhões em cursos de treinamento para melhorar o atendimento aos turistas que visitarão o País durante a Copa. “O Ministério do Turismo, ao contrário do que muita gente imagina, não recebeu a incumbência de construir estádios, aeroportos e (melhorar a) infraestrutura. O que coube ao Ministério na divisão das atividades para a Copa foi, simplesmente, a ca­pacitação de prestadores de serviços turísticos”, explicou.
Segundo ele, atualmente existem 7,2 milhões de profissionais trabalhando no setor em todo o País. Desse total, 870 mil prestam serviços nas 12 cidades-sede da Copa. “O Ministério está capacitando 306 mil desses 870 mil. São atendentes de aeroportos, locadoras de veículos, condutores, guias de aventura e, de modo geral, recep­cionistas, informantes, gerentes e camareiras”, enumerou. A meta é capacitar os 306 mil trabalhadores até 2013.
Novais disse que, em ju­nho, será finalizado o treinamento de 75 mil profissio­nais. Conforme a previsão do Ministério, até junho de 2012, mais de 150 mil profissionais receberão capacitação.

(Folha de Pernambuco).