Ceclin
dez 28, 2017 0 Comentário


Maior superlua de 2018 será logo no dia 1º de janeiro

O evento também acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018 Foto: Léo Motta/JC Imagem

O evento também acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018. Foto: Léo Motta/JC Imagem

O Superlua ocorre quando quando a lua se cruza com o ponto de maior aproximação com a Terra, ficando maior e mais brilhante

JC Online

Logo no primeiro dia de 2018, a “superlua” vai tomar conta do céu. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia se cruza com o ponto de maior aproximação do satélite com a Terra, dando a ela uma aparência maior e mais brilhante. O espetáculo natural deve acontecer às 19h56 do horário de Brasília. No Recife, é torcer para o céu não estar nublado para a superlua poder ser vista.

Leia Também
·         Neste domingo (3), veremos mais uma vez a Super Lua

Nesse momento, a lua atingirá a distância mínima da Terra (chamada perigeu), ficando a 356,5 mil km da superfície do planeta (distância normal é de 384 mil km). “Superluas” são fenômenos que acontecem pelo menos uma vez a cada ano e não é raro. Em 2017, teve apenas uma, diferente de 2016, que teve três. Elas acontecem poucas vezes em um ano porque a órbita da Lua sofre variações enquanto a Terra orbita o Sol.

O evento também acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018, quando acontecerá um eclipse total do astro.

No início de dezembro, o fenômeno pôde ser visto em Pernambuco. Na ocasião, muita gente foi ao Observatório do Alto da Sé, em Olinda.