nov 01, 2021 0 Comentário


Lutar contra a PEC 23 é lutar por nossos direitos, diz Sintepe

No mês de outubro muitas comemorações foram dirigidas para quem atua no serviço público. Ao mesmo tempo, também foram empreendidas muitas lutas em defesa dos direitos dos/as servidores/as. Os sindicatos têm exercido papel importante nessas lutas que, por fim, são lutas pela garantia de direitos para a população brasileira.

LUTA PELO PCCV E PISO
O Sintepe tem alertado o Governo, de forma recorrente, que o aumento na arrecadação e nos repasses do Fundeb abriram alternativas para a valorização profissional de todos/as os/as trabalhadores/as em Educação, professores/as, analistas e administrativos/as. É preciso urgentemente atualização salarial, com repercussão na carreira para toda a Educação em Pernambuco. A pressão vai continuar e precisamos da participação de toda a base!

Demos passos importantes com a instituição, por Portaria, da Comissão Paritária entre Sindicato e Governo para discutir a reformulação de nosso PCCV. Nosso Plano de Cargos foi achatado nos últimos reajustes. O mais grave, não contemplou toda a categoria, onde a grande maioria amarga o congelamento de salários. Mas é urgente que a comissão de fato comece os trabalhos de debate e reformulação. Vamos continuar cobrando e apresentando os caminhos para a reformulação de nossa carreira, achatada por anos de descaso com a Educação.

PEC DO CALOTE
Quando nos perguntam “por que o Sintepe fala tanto de pautas nacionais”, nós sempre explicamos que essas pautas, como a PEC 32 (reforma administrativa) ou a PEC 23 (Calote dos Precatórios), dizem respeito diretamente ao nosso cotidiano. A PEC 23, por exemplo, dentre outras coisas, quer promover um verdadeiro calote em cerca de R$ 4 bilhões que o Governo Federal deve ao Governo de Pernambuco por conta de um erro no repasse de recursos do antigo FUNDEF. Uma Lei de 2020 prevê que 60% dos valores devem ser direcionados aos/às professores/as dos estados e municípios. Os outros 40%, para demais trabalhadores e para investimentos na Educação. Portanto, lutar contra a PEC 23, a PEC do Calote dos Precatórios, é lutar por nossos direitos, aqui mesmo, em Pernambuco! Junte-se conosco!

SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO