Ceclin
ago 17, 2021 0 Comentário


Lula conheceu em Moreno agricultura familiar produzida em assentamento

Fotos: @ricardostuckert

O ex-presidente Lula (PT) visitou na segunda-feira (16.08) um assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em Moreno, Região Metropolitana do Recife (RMR), onde foi calorosamente bem recebido por agricultores e membros do movimento no assentamento Che Guevara, na zona rural, que promove a campanha “Mãos Solidárias”, que estará doando 15 toneladas de alimentos pelo Recife.

A ida de Lula ao assentamento que sobrevive da agricultura familiar mostra o quanto o petista está se esforçando para se aproximar ainda mais da população brasileira. O petista ressaltou seu apoio aos pequenos e médios produtores e parabenizou os trabalhadores rurais pela iniciativa. “O povo brasileiro haverá de reconhecer o trabalho milagroso da agricultura familiar”, disparou. Desde domingo (15) Lula cumpriu agenda em Pernambuco. Cotado para disputar e vencer as eleições do próximo ano, Lula está se reunindo e ganhando apoio de vários deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos e vereadores, além da maioria da população que torce por sua vitória.

A visita fez parte de sua agenda em Pernambuco, reforçando o seu compromisso com a agricultura familiar. O Prefeito Edmilson Cupertino (PSB) esteve na ocasião e acompanhou o ex-presidente durante a visita. “Se o pequeno agricultor tiver incentivo do Estado esse País jamais passará fome. Quando estávamos no governo a agricultura familiar tinha preferência. Criamos uma dezena de programas com trabalhadores rurais como o PAA. Não só para garantir a produção, mas também a distribuição”, lembrou Lula.

Não era somente o Lula que estava feliz com essa agenda, o representante do PT em Moreno, João do PT, afirmou que os nervos no assentamento estavam acirrados. “Todo mundo muito ansioso, é a primeira vez que Lula chega em Moreno”, comentou. De acordo com João, a última vez que o Município recebeu uma liderança nacional, foi na época do Império brasileiro. “Hoje é o segundo momento em que uma segunda liderança nacional visita nossa cidade”, comentou. “A expectativa é o projeto de um Brasil melhor junto com a classe trabalhadora, com a segurança alimentar e a reforma agrária”, acrescentou Cida Silva, do diretório nacional do MST.

O petista teve um primeiro momento reservado no assentamento, onde tomou água de coco, conversou com alguns trabalhadores e plantou uma Baobá na propriedade. Depois foi recebido pelo restante do grupo com uma performance do grupo Maracatu Baque Solto Leão de Ouro. O ex-presidente afirmou ter sido uma surpresa que alegrou o seu dia. “Fazia tempo que eu não via o maracatu”, comentou.