Ceclin
fev 03, 2010 2 Comentários


Luciano fala sobre IPEA e visita de Lula a PE

Em entrevista concedida ao Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Tabocas FM (98,5) transmitido de segunda a sexta das 06h às 08h. e também pela internet no site www.tabocasfm.com.br. tivemos no último dia 29, o vereador da Cidade do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), abordando a importância do trabalho que o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) vem fazendo para o nosso País, na montagem deste Mapa Sócio Econômico que será um importante instrumento para os gestores públicos, pelo que permitirá em tempo real informações relacionadas ao desenvolvimento e crescimento de cada cidade.

Observando o grande trabalho que o atual presidente do IPEA, Pochmann, vem fazendo, o mesmo deu outra dimensão ao IPEA. Para Luciano, o IPEA pesquisava basicamente o mercado financeiro, fazendo relatórios quinzenais que eram de interesse dos médios e grandes empresários, por exemplo, o IPEA em um desses relatórios sobre os processos que ocorreu no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), relativo a extinção dos Bancos Estatais de cada Estado, contribuiu para a concentração de renda no centro sul do País e o enfraquecimento gradativo no nordeste.

Indagado pelo apresentador Lissandro Nascimento sobre a vinda de LULA a Pernambuco, a primeira em 2010, Luciano foi categórico em dizer que a oposição está sendo injusta relacionada as obras que vem sendo desenvolvidas em Pernambuco pelo Governo Federal e colocou ainda que o LULA não mede esforços em contribuir para alavancar o desenvolvimento econômico no Estado, mesmo sendo em um governo de um adversário político, exemplo à época de Jarbas Vasconcelos (PMDB’2).

“O Presidente tomou decisões estratégicas para o desenvolvimento do Estado com a instalação da Refinaria de Petróleo, do Estaleiro, o pólo de poliéster e o crescimento do Porto de Suape, e ainda a oposição vem colocar que o Presidente vem com campanhas eleitoreiras e o País crescendo cada vez mais com esses investimentos no Nordeste e em Pernambuco”, acrescentou Siqueira.

Citou ainda das discussões em torno do nome de Ciro Gomes (PSB) a presidência da República, informando que a Reunião do Comitê Central do PCdoB que será nos dias 06 e 07 de fevereiro discutirá também que o caminho natural do PCdoB é apoiar a candidatura da Ministra da Casa Civil Dilma Roussef (PT), lembrando de que no momento oportuno lançará isso em Convenção que deve acontecer entre os meses de maio e junho 2010. Escute.

Por Gilberto Júnior,
Equipe de Produção.