Ceclin
nov 18, 2014 0 Comentário


Luciana Santos é oficialmente confirmada como nova presidente do PCdoB

Reunido em São Paulo, no último final de semana, o Comitê Central do Partido Comunista do Brasil confirmou a indicação da deputada federal Luciana Santos para presidente nacional da legenda.

A indicação partiu do atual presidente do partido, Renato Rabelo, que substituiu João Amazonas.

O documento prevê a manutenção de Renato Rabelo à frente do PCdoB durante o período de transição, que se inicia a partir do 13º Congresso até o prazo estipulado para que Luciana Santos assuma a presidência.

Renato Rabelo é o presidente nacional do PCdoB desde o 10º Congresso (2001). Na reunião do Comitê Central, fez um pronunciamento de fundo político e ideológico abordando a própria sucessão.

Destacou que ao longo de sua história de 91 anos de existência, o PCdoB “forjou quadros notáveis na luta aguda de classes que garantiram vida ininterrupta ao Partido, sustentando sua existência, da qual somos continuadores”.

“Construir um Partido Comunista, revolucionário, para a nossa época histórica, depois dos reveses estratégicos das primeiras experiências de construção da nova sociedade socialista no século 20, tem sido um grande desafio que ecoa fundo. Os comunistas são herdeiros de toda história do magno empreendimento revolucionário iniciado pela Grande Revolução de Outubro. O leninismo se tornou universal, não o modelo de socialismo que prevaleceu para um período histórico na Rússia/URSS e no mundo no início do século 20. Os ensinamentos do século passado demonstram que não existe um modelo único, universal de socialismo”, afirmou.

Luciana Santos é engenheira eletricista, atual vice-presidente nacional do Partido e deputada federal.

Tem 47 anos de idade, 29 de militância política e 26 de militância no PCdoB.

Concorreu pela primeira vez a um cargo público, em 1992, como candidata a vereadora em Olinda. Assumiu dois mandatos de deputada estadual em Pernambuco.

Em 2000 foi eleita prefeita de Olinda e reeleita em 2004, no primeiro turno. Assumiu a secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em Pernambuco.

Eleita deputada federal em 2010, assumiu a liderança da bancada comunista já no segundo ano de seu mandato.

Na Câmara dos Deputados atua em varias Comissões. É presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Desenvolvimento Urbano.

 do Blog de Inaldo Sampaio