Ceclin
mar 03, 2010 1 Comentário


Luciana Santos debateu com estudantes da FACOL

O Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Osman da Costa Lins (DCE/FACOL), recepcionou os calouros de 2010, ao invés de recorrer a trotes ou brincadeiras de gosto duvidoso, promoveram a “Semana do Calouro 2010 da FACOL”, entre os dias 02 a 08 de março das 19h às 22h. com palestras e debates.
A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (02) com a participação da Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco e ex – prefeita de Olinda, LUCIANA SANTOS (PCdoB). A qual concedeu entrevista na quarta-feira ao Programa A VOZ DA VITÓRIA, pela Tabocas FM.

O tema de abertura abordado no evento foi “As Perspectivas para o desenvolvimento de Pernambuco”. Com a plateia lotada por estudantes e convidados, a Secretária enfatizou a necessidade de adaptação e formação da população para acompanhar a evolução técnica e cultural da sociedade global.
Luciana enfatizou em sua palestra o crescimento de Pernambuco que está além do crescimento nacional devido aos investimentos de grandes grupos financeiros e de políticas sociais inerentes as necessidades de crescimento do Estado.
Ainda o cuidado que o Estado tem entre o crescimento econômico e o meio ambiente traçando metas para que este se desenvolva sem acarretar danos sérios ao meio ambiente proporcionando assim a adequação de progresso com qualidade de vida.

Outro ponto abordado pela Secretária foi a necessidade da criação de mais cursos de aperfeiçoamento profissinonal para a população, pois diante de tantas empresas procurando Pernambuco para instalar suas filiais se torna necessário que sejam criados cursos técnicos e de nível superior para suprir essa demanda que irá beneficiar a população pernambucana e de Estados vizinhos.

Como exemplo de crescimento no Estado Luciana Santos mencionou a vinda da Empresa Sadia à Vitória de Santo Antão e a implantação futura da Kraft Foods uma das maiores empresas do ramo de alimentos do mundo.
Luciana também mencionou a capacidade que o Brasil teve em superar essa crise que abalou a economia mundial, se recuperando em tempo recorde e voltando a crescer mais rápido que muitas potências Européias.

No dia seguinte ao debate, Luciana Santos em entrevista exclusiva concedida ao Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Tabocas FM (98,5) parabenizou a iniciativa do DCE FACOL em promover essa semana de debates, ressaltando que a Faculdade é um local de debates de ideias e troca de conhecimentos que servirão no futuro para a formação profissional de todos.

Voltando a falar sobre o crescimento de Pernambuco e do Brasil Luciana ressaltou a importância da economia brasileira que foi estruturada em uma economia real, que foi o mote principal para a quebra de outras grandes economias mundial.

Quanto a perspectiva de crescimento do Estado e do Brasil, a Secretária voltou a mencionar as decisões tomadas pelo governo federal em fortalecer a economia interna dando ao povo poder de compra e de produção.

Para Luciana, “essa força de trabalho e superação que a Nação brasileira possui foi o ponto principal para atrair investimentos estrangeiros tornando o País mais forte e superando mais rapidamente os efeitos da crise financeira”.
Como exemplo dessa superação, Luciana mencionou os investimentos de empresas estrangeiras no Porto de Suape e de outras indústrias que estão se instalando no Brasil e especialmente em Pernambuco.

Ao ser indagada sobre a colaboração de sua Secretaria para o crescimento de Pernambuco, ela destacou os investimentos de sua pasta na área de saúde, fortalecendo estatais como o LAFEPE que anteriormente corria o risco de ser extinto, bem como a implantação da fábrica de hemoderivados que produzirá medicamentos vitais para a saúde e qualidade de vida dos pernambucanos e população de outros Estados.
Luciana também mencionou as pesquisas de produção e exploração do polo gesseiro visando equilibrar a produção sem acarretar danos ao meio ambiente.

Finalizando sua participação no Programa Luciana Santos comentou a respeito da mudança na direção da DETELPE e sobre a Conferência de Ciência e Tecnologia, que está ocorrendo no Estado, dizendo que “as mudanças são necessárias visando levar a TV estatal para a população, pois a obrigação de qualquer vínculo público de comunicação é levar informação pura e transparente para a sociedade”, salientou.
Quanto a Conferência, Luciana informou que o tema principal será a Pesquisa de tecnologias para o desenvolvimento sustentável, tentando tornar possível a exploração de recursos naturais sem provocar danos ao meio ambiente, preservando assim o ecossistema do local explorado e garantindo qualidade de vida as comunidades.

Por Orlando Leite.