• Ceclin
jun 12, 2008 0 Comentário


Lombadas na Serra das Russas começam a multar nesta quinta

As duas lombadas eletrônicas instaladas na descida da Serra das Russas, na BR-232, começam a partir desta quinta-feira (12) a multar os condutores de veículos que ultrapassarem a velocidade-limite de 60 quilômetros por hora (km/h). Até essa quarta (11), os equipamentos funcionavam apenas em fase educativa.
As lombadas estão situadas nos quilômetros 64 e 67,1 da BR-232. Os pontos selecionados no estudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) para colocação das lombadas ficam um pouco antes das localidades consideradas mais perigosas na descida da Serra das Russas. “É uma forma preventiva de atuar. Colocando os equipamentos antes, forçamos os motoristas a reduzir e a manter a baixa velocidade para chegar aos pontos críticos tranqüilamente”, explicou o gerente de trânsito e transporte do DER, Luciano Motta.
Quem ultrapassar os 60km/h estará sujeito a pagar multas que variam entre R$85,13 e R$574,61, a depender da infração cometida. As lombadas eletrônicas instaladas na BR-232 são do tipo bandeirões, chamados de controladores, porque monitoram os veículos numa distância de 500 metros, e não apenas em um ponto. Os bandeirões foram escolhidos, ainda, por serem grandes, podendo ser visualizados pelos condutores de uma longa distância.
A descida da Serra das Russas é conhecida pelos graves acidentes ocorridos. De janeiro do ano passado até janeiro deste ano, houve 34 acidentes nos seis quilômetros de descida, resultando em oito pessoas mortas e 22 feridas.
Durante a fase educativa em que as lombadas eletrônicas estiveram instaladas na Serra das Russas, a empresa Perkons, responsável pelos bandeirões, monitorou os veículos que transitaram pelo local e constatou que mais de 90% dos motoristas respeitaram a velocidade-limite do trecho. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 28 de maio. (Jornal do Commercio).