Ceclin
ago 28, 2013 0 Comentário


Lobão diz que queimada no Piauí provocou apagão no Nordeste

Do NE10

O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou na noite desta quarta-feira (28) que o apagão que afetou praticamente toda a região Nordeste – exceto o Maranhão – nesta tarde foi provocado por duas falhas na estação de Ribeiro Gonçalves, localizada no Piauí, que é administrada pela espanhola ISOLUX.

A estação foi prejudicada pelo calor referente à uma queimada que foi feita na região. A Eletrobras, por sua vez, confirmou que a interrupção se deu nos Estados do Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Pelo menos foi isso que informou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista no Rio. Segundo Lobão, as causas da queimada ainda estão sendo investigadas. “A preocupação inicial foi restabelecer o sistema”, disse.

Confira a nota oficial na íntegra:

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAES A, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.