• Ceclin
mar 14, 2009 0 Comentário


Livros seguem para Amaraji carregados por jumentos neste domingo

Programa Livros Andantes utiliza animais como meio do transporte para levar bibliotecas às cidades do interior pernambucano
Da Redação do pe360graus.com

Neste domingo (15), os moradores da cidade de Amaraji, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, receberão a visita de um grupo de jumentos. Os animais vão servir de transporte para quase cem livros que serão doados para a biblioteca das escolas da cidade.
A ação é parte do projeto Livros Andantes, que leva no caçuá dos animais o material que reúne exemplares de autores pernambucanos e cordéis.
Ao final de três meses, os livros serão doados à escolas de cada um dos povoados visitados, iniciando uma biblioteca comunitária.
As bibliotecas-jumentas ainda passarão por dois distritos de Amaraji – Estivas e Mulungu, municípios que ficam a 10 e 20 quilômetros da cidade, respectivamente. Durante as paradas, a estrutura convocará a população para ouvir histórias e dramatização de textos, em salas de aula ao ar livre.
Em sua primeira etapa, o projeto apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e pela Prefeitura de Amaraji, mobilizou 300 professores da rede estadual de ensino através de uma oficina de Contação de Histórias.
Posteriormente, um grupo de 15 pessoas – entre ele, professores e alunos de Pedagogia – participou de uma capacitação para interagir com os leitores durante o funcionamento da biblioteca.