• Ceclin
set 08, 2015 0 Comentário


Livro sobre educação ambiental em Pernambuco é lançado no dia 18

fotlivro04.09.15A gênese dos movimentos ambientalistas em Pernambuco e a dinâmica da Educação Ambiental no Estado são abordadas no livro “A Educação Ambiental de Pernambuco (1979 a 1988)”, de Laudiélcio Maciel, doutorando em Educação pela UFPE e técnico administrativo da Universidade, lotado no Núcleo de Educação Física. A obra, com valor de R$ 30,00, será lançada, no dia 18 deste mês, às 16h, na sede da Editora da UFPE, no Campus Recife.  O livro indica e analisa como – e a partir de que demandas – surgiram estes movimentos, a exemplo do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan) e da Sociedade Nordestina de Ecologia, que são considerados os primeiros do gênero no Nordeste do Brasil dentre aqueles que continuam na ativa.

Segundo o autor, a publicação aponta as tensões que marcaram a luta dos pioneiros ativistas em defesa do meio ambiente ainda no período da Ditadura Militar, passando pelo processo de redemocratização do País, até a consolidação da Constituinte de 1988. Ele explica que, dentro deste contexto sociocultural, econômico e político, demonstram-se as primeiras iniciativas em Educação Ambiental desenvolvidas pelos pioneiros desse campo em Pernambuco. A obra é resultado das pesquisas do autor produzidas no Núcleo de Teoria e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Maria Adélia de Oliveira assina o prefácio e a orelha da obra. Ela é considerada uma das pioneiras do movimento ambientalista em Pernambuco e é sócia-fundadora da Aspan. O jornalista Robério Coutinho, mestre em Comunicação pela UFPE, ex-assessor de imprensa do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) e autor de livros na área socioambiental, assina o posfácio.

AUTOR – Laudiélcio Maciel já atuou na educação básica pela rede estadual de ensino de Pernambuco, acumulando experiência nos níveis de ensino fundamental e médio. Ele é especialista em Educação Ambiental e licenciado em Pedagogia e em Ciências Biológicas. Atualmente, dedica-se ao estudo e à orientação de pesquisas sobre a Educação Ambiental numa perspectiva de transformação social, além de escrever artigos acadêmicos e livros sobre a questão, a exemplo do livro “Crise Ambiental e Mudanças Climáticas”, volume 1, lançado na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em 2013.

Com informações da Assessoria.