Ceclin
out 19, 2013 0 Comentário


Livro editado com apoio do Ministério da Integração ganha o Prêmio Jabuti

De autoria do professor José Alves de Siqueira Filho, o livro “Flora das Caatingas do Rio São Francisco – História natural e conservação” ganhou o 1º lugar na categoria “Ciências Naturais” do 55º Prêmio Jabuti.

O Jabuti é um dos principais prêmios editoriais do País. Inscreveram-se 2.107 trabalhos de 27 categorias e a lista dos vencedores foi divulgada ontem. A publicação, editada com apoio do então ministro Fernando Bezerra Coelho, reúne a produção científica desenvolvida por 37 pesquisadores do Centro de Referências em Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

“Tive apoio do Ministério da Integração quando a primeira vitória era, apenas, conseguir publicar este livro”, disse o professor José Alves. A editora responsável pela reunião dos estudos científicos, fotos, mapas, infográficos, imagens de satélite, croquis e ilustrações foi a “André Jokobsson Estúdio Editorial”.

O livro, de 515 páginas, foi o resultado de quatro anos de pesquisa científica na área de influência do programa de transposição do rio São Francisco. Ele reúne 1.031 registros de plantas e para se chegar ao resultado foram percorridos 340 mil quilômetros em 212 expedições.