• Ceclin
jun 01, 2010 6 Comentários


Lançamento do "Originá São João do Interiô"

Dando sequência ao resgate das tradições juninas, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, apresentou mais um projeto para resgatar toda essa riqueza cultural.
Em favor de desenvolver o Vitória do Pé-de-Serra: o“Originá São João do Interiô”, a Secretaria e toda a sua equipe se desdobraram, haja vista o pouco tempo que resta para a data do evento.
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, fez o lançamento dos festejos no Recife para a Imprensa pernambucana, durante a noite de segunda-feira (31), no Restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem. O evento contou com a presença de vários nomes do forró nordestino como Santana, Novinho da Paraíba, Irah Caldeira, Nordestinos do Forró.

Também estiveram no local artistas da terra como Duda da Passira, Vava do Acordeon, Nildo Ventura, Joãozinho do Acordeon e seus Cabras da Peste, além de outros convidados.
A programação junina da Vitória começa no dia 12 de junho e segue até o dia 28.

Com o restaurante lotado e a presença de jornalistas e repórteres, o Prefeito Elias Alves de Lira deu as boas vindas aos convidados e proferiu algumas palavras sobre o evento relatando a sua satisfação e a certeza de que este ano Vitória apresentará a melhor festa de São João tradicional de Pernambuco, porque conhece o dinamismo de Paulo Roberto tendo em vista “o excelente trabalho que fez na realização dos Festejos juninos do ano passado e tenho certeza que o mesmo vai realizar este novo desafio com brilhantismo”, destacou. Adiante, elogiou a sensibilidade do governo estadual com a participação da realização dos eventos vitorienses.
Convidou a todos para participarem das festividades, reforçando que irão ser bem recebidos, no melhor estilo junino com segurança especial, a fim de que todos possam se divertir sem preocupações, complementando: “quando chegarem lá vocês vão ver o que é uma festa de São João onde todos vão dançar um verdadeiro forró Pé-de-Serra, lá vocês encontrarão do prefeito aos secretários dançando e participando junto com a população”, frisou o prefeito.
No final de suas palavras fez um agradecimento especial a toda à imprensa presente, pois segundo as palavras do Prefeito: “são vocês que ajudam nessa hora divulgando os acontecimentos para todo o Brasil e o mundo, por isso as portas da Prefeitura e do Município estarão sempre abertas para recebê-los”, terminando assim o seu discurso.

Após as palavras do prefeito, o vice governador do Estado João Lyra Neto (PDT), acompanhado de sua filha, Raquel Lyra (PSB), fez um breve discurso parabenizando a cidade e a gestão municipal pela iniciativa do projeto e mais uma vez prestou solidariedade ao prefeito Elias Lira dizendo que o pedido enviado por ele ao governo do Estado solicitando o asfaltamento do pátio do forró, não era apenas da gestão pública, mas de toda a população vitoriense, inclusive dele próprio.

Também usaram da palavra o deputado estadual Henrique Queiroz (PR) e o deputado Federal André de Paula (DEM), os quais parabenizaram e prestaram apoio aos projetos da gestão municipal de Vitória. Em seguida o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte – Paulo Roberto Leite Arruda fez a apresentação oficial do programa junino do Município.

Paulo Roberto aproveitou para fazer um breve relato sobre Vitória, explicando que está a poucos quilômetros da Capital pernambucana e encontra-se geograficamente aos pés de várias serras.

O Secretário então continuou mostrando no telão o projeto que será o Pátio de Todos, um espaço ampliado para receber cerca de 10 mil pessoas na área coberta.

O Pátio de Todos fica no prolongamento da final da Avenida Mariana Amália. Além do palco principal, o pátio oferece uma cidade cenográfica inspirada nas antigas vilas interioranas, atores caracterizados, parque de diversões e barracas de comidas típicas e brincadeiras.

A área também contará com Sanitários químicos, guaritas para a Polícia Militar e Guarda municipal, um camarote elevado para a imprensa e autoridades.
Além das cabines da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, noticiaram que haverá reservados para cadeirantes e pessoas que necessitem de cuidados especiais.
“Mais uma vez vamos relembrar das ruas enfeitadas com bandeiras coloridas representando à alegria das festas juninas, do som gostoso da sanfona, do triângulo e da zabumba que dão ritmos e harmonias as músicas nordestinas. Nossa festa será abrilhantada com cantores e compositores de nossa terra, mas haverá espaço para outras personalidades envolvidas com o ritmo pernambucano”, citou o Secretário.
O São João de Vitória de Santo Antão começa no Dia dos Namorados (12/06), embalando os apaixonados com muito forró do cantor Santana, Nordestinos do Forró e Trios Pé de Serra; além do Pátio de Todos haverá pólos de animação no Distrito de Pirituba, Oiteiro, Mocotó e Cidade de Deus.
Apesar de defender o pé-de-serra com as presenças de Novinho da Paraíba, Sirano & Sirino, Ivan Ferraz e Irah Caldeira, as atrações para o arrasta-pé contam com outros estilos como o forró eletrônico de Brasas do Forró, Gatinha Manhosa, Harmonia do Forró e o Trio Nois 4.

O ciclo junino reserva atividades voltadas à terceira idade, com o Forrozão da Melhor Idade, e ao público infantil, com o Arraiá Pixototinho com atrações em pernas de pau e miniquadrilha. Para os jovens, haverá a Forrodrilha, uma adaptação de trio elétrico aos festejos juninos.
O encerramento acontece no dia 28 com a realização da quadrilha Mai Maió que reunirá todas das quadrilhas participantes do concurso municipal e outras convidadas. Haverá ainda a final do concurso de Rainha do Milho 2010.

Após a apresentação do projeto, o Secretário Paulo Roberto agradeceu a todo o público presente e convidou Duda da Passira, Joãozinho do Acordeon, Novinho da Paraíba e Pisa na Fulô, para encerrar o evento com muito forró a base de triângulo, sanfona e zabumba.
MAIORES INFOMAÇÕES

www.prefeituradavitoria.com.br


Por Orlando Leite.