Ceclin
jan 09, 2020 0 Comentário


Kátia Monteiro assumiu comando da GRE Mata Centro em Vitória

Kátia Monteiro atua na Educação de Pernambuco há 14 anos e já foi professora de história. Foto: Pedro Menezes/Divulgação.

Kátia Monteiro atua na Educação de Pernambuco há 14 anos e já foi professora de História. Foto: Pedro Menezes/Divulgação

Nova gestora tomou posse na última segunda-feira (6) e prometeu elevar os indicadores da regional 

Na última segunda-feira (06/01), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, empossou os profissionais que irão estar à frente das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado pelos próximos anos. Das 16 GREs, 11 tiveram seus gestores reconduzidos ao cargo por terem obtido as maiores pontuações na seleção e cinco – Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Centro, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú – estão sob nova gestão.

Com 39 escolas e cerca de 26 mil estudantes, a GRE Mata Centro com sede em Vitória iniciou o ano criando estratégias e alinhando ações para fortalecer o desempenho da regional nos indicadores educacionais. De acordo com a nova gestora da GRE, Kátia Monteiro, elevar a proficiência das escolas e aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) são prioridades.

“Os desafios são muitos, sendo que já elaboramos um plano de ação para elevar os principais indicadores da região. Observamos também que a GRE tem potencial para ter uma proficiência e um Idepe muito melhor. Além disso, vamos nos empenhar para reduzir a distorção idade-série, que tem um índice muito alto, e fazer um trabalho colaborativo entre a equipe interna da GRE e todos os gestores e integrar mais os servidores na perspectiva de prestar um serviço melhor para a comunidade”, detalhou Kátia.

Os gestores que irão atuar em todas as regiões do Estado foram escolhidos através de um processo seletivo realizado com o projeto “Vem Pro Time”, uma nova forma de seleção para o preenchimento e desenvolvimento de cargos de liderança.

Kátia Monteiro atua na Educação de Pernambuco há 14 anos e já foi professora de História, educadora de apoio, gestora escolar e coordenadora de desenvolvimento da educação. A partir de agora, a gestora da GRE Mata Centro tem a missão de dar continuidade aos planos e estratégias para a melhoria da Educação dos 13 municípios jurisdicionados à gerência regional, a exemplo de Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Pombos, Sairé, São Joaquim do Monte, Vitória de Santo Antão.

Gerências Regionais de Educação (GRE)  – São unidades administrativas da Secretaria de Educação e Esportes e estão distribuídas em todas as regiões do Estado, atendendo às especificidades de cada área. Além de coordenar as ações relacionadas à educação e aos esportes, as gerências apoiam os municípios a fim de que haja o fortalecimento das políticas públicas, contribuindo diretamente com o avanço nos principais indicadores educacionais.

SAIBA TAMBÉM:

– Ana Xavier é a nova Secretária de Educação de Limoeiro