Ceclin
jul 05, 2018 0 Comentário


Juventude promove congresso para discutir conjuntura política na UFPE

Além da educação, outros temas a serem discutidos incluem feminismo, transporte público, segurança e saúde durante o evento. Foto: Léo Lima/Divulgação

Além da educação, outros temas a serem discutidos durante o evento incluem feminismo, transporte público, segurança e saúde. Foto: Léo Lima/Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe, entre os dias 6 e 8 de julho, o 17° Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS) Pernambuco. Com o objetivo de promover o diálogo acerca da política estadual e nacional, cerca de 250 estudantes se reunirão para participar das atividades, que incluem de mesas de debates à batalha de rimas. Com o tema “Ocupe O Poder”, o evento busca lançar uma proposta de atuação em defesa da gratuidade das escolas e universidades públicas e promover o diálogo sobre a política de Pernambuco e do Brasil.

Flor Ribeiro - foto de Daniel Santos“Esse ano, estamos trazendo a tese Ocupa o Poder, que apresenta para a juventude a perspectiva de que nós podemos mudar os rumos da política no nosso País, ocupando todos os espaços de poder, sejam eles nas escolas, nas universidades, locais de trabalho ou nas comunidades”, diz Flor Ribeiro, Presidente da entidade e pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB. “Não vamos aceitar mais uma política que só sucateia a vida do povo, que não dá perspectiva para a juventude e que retira nosso direito à educação, emprego, saúde e moradia”, acrescenta.

Além da educação, outros temas a serem discutidos incluem feminismo, transporte público, segurança e saúde. O evento contará com a presença da Deputada Federal Luciana Santos (PCdoB-PE), do Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, do Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, do Presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, do Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Helmiton Beserra, da Presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Manuella Mirela, do Presidente da UNEGRO, Wellington Lima, entre outros. As atividades ocorrerão no auditório do CTG-UFPE, terão início às 9h da sexta-feira (6) e seguem até o domingo, quando ocorre a plenária final. A entrada é gratuita e aberto ao público.

SERVIÇO
17º CONGRESSO DA UJS PERNAMBUCO

Programação:

1°dia (06)

19h – Abertura – Contra o golpe na educação! Em defesa de escolas e universidades públicas, gratuitas e de qualidade.

2° dia (07)

9h –  Os desafios pernambucanos na retomada do desenvolvimento.

13h –  Grupos de Trabalho:

#FlorescerPE

1. Educação.

2. Saúde

3. Cultura

4. PPJ

5. Feminismo

6. Transporte Público

7. Segurança Pública

16h – Grupos de Trabalho:

(organização UJS)

1. Formação

3. Comunicação

4. Finanças

5. Estudo

6. Moradia

7. Trabalho

19h –  Ato FLORescer PERNAMBUCO

20:30h Batalha de Conhecimento Zona Sul vs Zona Norte

22h – CULTURAL

3° dia: (07)

Plenária Final

Resistência da Juventude contra o golpe e as políticas neoliberais! Fora Temer, Diretas Já!