Justiça Eleitoral suspende diplomação do prefeito e vice eleitos em Joaquim Nabuco
O Juiz Eleitoral Rodrigo Ramos Melgaço suspendeu na tarde desta quinta-feira (17/12), a diplomação do Prefeito reeleito de Joaquim Nabuco, Antônio Raimundo Barreto Neto (PTB) e do seu vice-prefeito Eraldo de Melo Veloso (MDB). Ambos são acusados pela oposição da prática de abuso de poder econômico no último pleito eleitoral. Uma das acusações é a de que o vice-prefeito jogou dinheiro à populares, em um vídeo que circula na internet, instante em que o político aparece arremessando cédulas do alto de uma varanda enquanto eleitores se aglomeram para apanhá-las.
A suspensão ocorreu através de uma decisão liminar em uma Ação Judicial Eleitoral que investiga supostos crimes eleitorais.
“Preenchidos os requisitos da probabilidade do direito e do perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, consubstanciado este último na iminência da cerimônia de diplomação dos eleitos, que se realizará no próximo dia 18 de dezembro, DEFIRO a tutela provisória requerida na inicial para sustar a TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO 038ª ZONA ELEITORAL DE ÁGUA PRETA PE diplomação dos investigados ANTONIO RAIMUNDO BARRETO NETO e ERALDO DE MELO VELOSO, eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, e do investigado JOSÉ LUIZ DE SOUZA eleito como suplente ao cargo de vereador, todos do Município de Joaquim Nabuco/PE”, transcreve o Juiz.
A diplomação ocorreria nesta sexta-feira, dia 18, juntamente com a dos prefeitos eleitos de Xexéu, Thiago de Miel (PSC) e de Água Preta, Noé Magalhães (PSB). A defesa do prefeito disse que vai entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir sua diplomação.