• Ceclin
jun 16, 2008 2 Comentários


Juiz Eleitoral reúne partidos vitorienses

Em reunião convocada pela 018º e 102º Zonas Eleitorais, estiveram presentes a maioria dos presidentes de partidos políticos dos Municípios da Vitória de Santo Antão e da vizinha cidade de Pombos. O objetivo do encontro na segunda-feira (16) à tarde, foi para esclarecer os procedimentos legais e burocráticos relativos a inscrição de candidaturas para prefeitos e vereadores.
Com a nova Resolução nº 22.717/08 do TSE, o processo se dará por meio eletrônico em sistema “Candex”, que é um módulo externo do sistema de candidaturas desenvolvido no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram tiradas várias dúvidas com relação as documentações necessárias tanto para o registro de candidaturas como das Convenções Partidárias que devem ocorrer até o dia 30 de junho.
O Juiz Dr. Uraquitan José dos Santos, será o Juiz responsável pelas eleições em Vitória, devendo responder pela 018º Zona Eleitoral e também será o responsável pela fiscalização da Propaganda Eleitoral Gratuita em Rádios e TV local. Indagado sobre a possibilidade de Vitória ter Guia Eleitoral em TV, visto termos a TV Vitória (canal 58), o Dr. Uraquitan Santos afirmou que deverá ter sim. “Na medida em que há meios de comunicação de concessão pública é factível o uso do instrumento de propaganda eleitoral”, disse ele. Questionado como será o controle e a fiscalização da propaganda nas ruas e nos meios de comunicação local o Juiz foi categórico: “Se me provocarem farei cumprir a Lei na íntegra”.
Os partidos políticos tem o prazo até o dia 05 de julho, às 19:00 horas, para firmar o registro de candidaturas conforme pedido pelo site do TSE devendo protocolar toda a documentação neste prazo no Cartório Eleitoral da Vitória, localizado no Edifício Plaza no bairro da Matriz.

por Lissandro Nascimento.