Dias 08 e 09 de março, jovens da Vitória de Santo Antão receberão oficinas de Desenho de Espaços Públicos
ONU-Habitat leva metodologia de Desenho de Espaços Públicos aos jovens da Vitória de Santo Antão
Jovens moradores e frequentadores do Centro expandido da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, participarão da oficina de Desenho de Espaços Públicos, metodologia participativa do ONU-Habitat que os incentiva a imaginar e projetar um espaço público que desejam através de técnicas descomplicadas de urbanismo, de pesquisa e cartografia, ao final de dois dias de atividades, participantes constroem maquetes que representam os espaços públicos que desejam melhorar ou criar em suas comunidades, apresentam e defendem suas propostas e, ao fim, elegem elementos que desejam priorizar e destacar de cada projeto.
As atividades serão realizadas nos dias 08 e 09 de março de 2022, sob condução da consultora do ONUHabitat, arquiteta e urbanista, Rafaella Cavalcanti. A escolha do espaço e a seleção dos jovens participantes ficou a critério das articuladoras de políticas públicas do Núcleo de Prevenção Social de Vitória de Santo Antão, equipamento local da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD).
O centro da cidade está entre os cerca de 80 territórios prioritários para as políticas de prevenção à violência e, por isso, o ONU-Habitat trabalhará no local. É a primeira vez que a metodologia será implementada na Zona da Mata do Estado. Até então, em Pernambuco, só havia sido conduzida na capital, nos bairros do Pina, Várzea e Ibura, com a participação aproximada de 60 jovens.
O que esperar da metodologia
As ideias e sugestões coletadas nos dias de trabalho e materializadas nas maquetes serão transformadas em um anteprojeto com uma proposta para o espaço público selecionado. Para que seja de fato implementado, muitas outras etapas se fazem necessárias, mas com ele, já se pode ter uma boa ideia sobre o que jovens que moram e frequentam o local desejam para sua comunidade, sobre o que elaboram como soluções para melhorar a qualidade de vida deles, de suas famílias e vizinhos.
Cada localidade tem desejos e vocações próprias. No Pina, jovens desejaram equipamentos de esporte e lazer e desejavam também mudar o nome da praça, conhecida como “Praça da Bala”, para “Praça do Amor”. Na Várzea, jovens gostaram da ideia de poder construir mobiliários de uso coletivo, onde pudessem ampliar a convivência comunitária, como a construção de um fogão coletivo, mesas e bancos para sentar e fazer refeições e árvores com copas generosas para que a sombra traga conforto. No Ibura, manifestaram interesse por espaços de fruição coletiva, mirante para admirar a paisagem, lunetas para ver as estrelas, bancos para sentar e conversar, paredes de escalada para diversão.
Interessa-nos, agora, saber o que desejam os jovens de Vitória de Santo Antão e como imaginam um espaço público que comporte essas intenções.
Cooperação Pernambuco
A oficina participativa de Desenho de Espaços Públicos do ONU-Habitat foi trazida para Pernambuco no âmbito da “Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania e Segurança”, cooperação técnica firmada entre o ONUHabitat, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Instituto Igarapé e Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD), criada em 2018 para fortalecer as políticas de prevenção social ao crime e à violência do Estado.
Além do Desenho de Espaços Públicos, o ONU-Habitat levará também a metodologia Cidade Mulher à Vitória de Santo Antão, uma adaptação local da metodologia global “Auditoria de Segurança das Mulheres”. Em um ambiente seguro, moradoras e frequentadoras das comunidades se juntam para conversar e refletir sobre como a violência afeta suas vidas e o acesso a direitos. A metodologia da Cidade Mulher será realizada no dia 31 de março de 2022. Em breve, publicaremos mais informações.
Um resumo sobre experiências realizadas no Recife está disponível no Instagram do ONU-Habitat Brasil.
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é uma agência da ONU especializada em todos os temas relacionados à vida nas cidades, dedicada à promoção do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável nas cidades e assentamentos humanos.
Cada intenção para melhorar a experiência comunitária vem acompanhada de um desenho de espaço público. Para projetar um futuro urbano e humano melhor, precisamos atentar igualmente para a estrutura urbana e para as interações humanas.
O ONU-Habitat defende que as pessoas devem estar no centro das soluções para os problemas que elas enfrentam. Quem melhor entende sobre um território é quem o vive e frequenta. Na Cooperação Pernambuco, concentramos nossa atuação no tema dos espaços públicos, com enfoque na participação de mulheres e jovens.
SERVIÇO:
Desenho de Espaços Públicos
Data: 08 e 09 de março
Cidade Mulher
Data: 31 de março
Cidade: Vitória de Santo Antão – PE.