Ceclin
jun 26, 2009 2 Comentários


Jornalistas fazem passeata para manter diploma

Do Jornal do Commercio

Jornalistas, estudantes e professores de jornalismo, além de representantes de entidades sociais, fazem uma passeata pelo Centro do Recife, nesta sexta-feira (26), para protestar contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF), que extinguiu a obrigatoriedade do diploma para os profissionais da área.

A concentração dos manifestantes será na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, a partir das 15h. O grupo vai caminhar em direção à sede do Tribunal Regional Federal (TRF), no Cais do Apolo. Antes, fará um ato simbólico em frente ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na Rua do Imperador.

O movimento foi batizado de Panelada de Jornalismo, em alusão à comparação feita pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, entre jornalistas e cozinheiros. Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) e estudantes de comunicação vêm se reunindo, há cerca de uma semana, no bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, para produzir as faixas e os panfletos que serão entregues na passeata.

“Pediremos que haja a restauração da obrigatoriedade do diploma para o benefício dos profissionais e da sociedade”, disse o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel.