Ceclin
out 15, 2009 0 Comentário


Jornal francês elogia reforma no ensino superior

Publicado em 15.10.2009

PARIS – O Brasil tornou-se ontem notícia internacional por uma razão inesperada: a qualidade do ensino. A reportagem foi publicada no suplemento de educação do jornal francês Le Monde, que enviou ao País um repórter para explicar como “Lula inventa a universidade brasileira do século 21”.
O texto é repleto de elogios à reforma do ensino superior e à criação de 12 universidades federais, descritas como “públicas e gratuitas”.

O jornal destaca a Universidade Federal do ABC (UFABC), na região metropolitana de São Paulo, e fala sobre a estrutura física em construção, o corpo docente jovem e qualificado e as 300 bolsas de iniciação científica concedidas pelo governo. “A juventude do corpo docente está de acordo com a vontade da universidade de rever a fundo o modelo universitário brasileiro”, diz o texto.
A matéria apresenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o responsável pela transformação. “Lula trouxe ao ensino superior um sopro de oxigênio a fim de superar o desafio da economia do conhecimento.” A reportagem lembra que “o Brasil parte atrasado” e que precisa enfrentar a desigualdade. Para o jornal, o desafio vem sendo enfrentado com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as cotas raciais.
(Jornal do Commercio).

CHEGOU A HORA DE ANUNCIAR SUA MARCA CONOSCO.
COMBINE: 81.8827.5780