Ceclin
ago 25, 2009 1 Comentário


João Paulo fala no “A Voz da Vitória” sobre investimentos para o interior

Por Cláudio Gomes/Tabocas FM

O Secretário de Articulação Regional de Pernambuco, João Paulo, falou na manhã desta terça feira (25) no Programa “A VOZ DA VITÓRIA” na Tabocas FM (98,5), na entrevista comandada por Lissandro Nascimento, o Secretário sinalizou a positiva linha de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) e do Banco Mundial (BID), que assegurou um financiamento de U$S 185 milhões destinados ao Projeto de Interiorização do Desenvolvimento de Pernambuco, que engloba todas as regiões do Estado, e a mais uma etapa do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).
Os recursos são frutos de empréstimo das instituições financeiras com contrapartida do Governo de Pernambuco.

De acordo com João Paulo, o desempenho do Governo de Pernambuco na execução e na metodologia adotada no PROMATA é referência para o BID. “Esse trabalho exitoso está sendo fundamental para o financiamento de mais uma etapa do programa, inclusive, para a sua ampliação, que envolverá o Agreste e o Sertão”, ressaltou o secretário. Até julho deste ano, o PROMATA executou R$ 190 milhões, em ações estruturadoras de infraestrutura e diversificação econômica.

Segundo João Paulo, o programa terá um novo foco, com ações mais voltadas para a geração de emprego e renda, por meio de financiamento de projetos produtivos para agricultura familiar em 179 municípios do Estado. Até o dia 10 de setembro, a carta-consulta elaborada pelo Governo deverá ser encaminhada ao Bird para aprovação. O empréstimo concedido ao Estado deverá ser de U$S 100 milhões.

O secretário de Articulação Regional ainda frisou a participação da reunião com o gerente do Prometrópole pelo Bird, Tadeu Abicalil, para discutir uma nova etapa do programa, que deverá contemplar, além da bacia do Beberibe em Recife e Olinda, áreas no entorno do Capibaribe nas cidades de Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As ações terão como ênfase a intraestrutura urbana e a promoção do desenvolvimento social e econômico dessas áreas.

O secretário de Articulação Regional, João Paulo, vai assinar convênio com a Fetape para capacitação de jovens da zona rural. O investimento, recursos do ProRural no valor de R$ 63.320,00, vai beneficiar jovens de associações rurais atendidas pelo ProRural e pelo Programa Nossa Primeira Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A assinatura será às 17h, no Centro Social da Fetape. A solenidade acontecerá hoje (25) durante encontro dos Delegados e das Delegadas Sindicais da Fetape, em Carpina. O objetivo é capacitar jovens para que possam ampliar sua participação nas políticas públicas, fazendo valer o exercício da cidadania.
Sobre o ProRural: Melhorar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo. É com esse objetivo que Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco (ProRural) trabalha. Atuando em todo o Estado, o programa viabiliza o financiamento não-reembolsável de projetos ligados à infraestrutura, desenvolvimento humano, projeto produtivo e de incentivo e apoio à produção, estimulando investimentos e empreendimentos de interesse das comunidades rurais.
Possui acordo de empréstimo com o Banco Mundial (BIRD) e tem como parceiro os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. É por meio dos Conselhos que os membros decidem juntos as ações que devem ser priorizadas em benefício das comunidades sendo, assim, um espaço caracterizado pelo exercício da cidadania.

por Cláudio Gomes.