Ceclin
jan 29, 2021 0 Comentário


JGE Copergás 2021 premia canal Mata Cultural de Vitória e Glória do Goitá

O Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) é, sem dúvidas, o maior festival de Teatro de Pernambuco, com alcance nacional e programação diversificada. Este ano, o JGE realizou sua 27ª edição e, diante da pandemia, conectou os artistas com a população através de transmissões ao vivo e teatro com plateia reduzida.

O JGE resolveu premiar em 2021, pessoas, projetos, instituições, iniciativas, movimentos culturais, sociais e políticos que se destacaram e contribuíram para a arte em 2020 que, como sabemos, foi um ano muito difícil para a todos, ocasionando graves problemas para a classe artística.

Foram 60 indicações de todo o Estado de Pernambuco e apenas 20 foram premiados pela comissão do JGE. Entre eles o Canal Mata Cultural foi agraciado, diante de sua atuação na Zona da Mata Pernambucana, colaborando com a articulação e difusão da produção artística local. O encerramento do Festival ocorreu na quinta-feira (28.01) e foi transmitida através da canal do Youtube do JGE, contando com a participação remota dos homenageados e premiados, além de apresentações musicais, sob o apoio da Copergás.

De Vitória de Santo Antão, o Produtor Pablo Dantas* comanda o Canal desde 2013.  “O objetivo inicial era colaborar com a cena cultural, divulgando a programação de espaços e a produção dos artistas de Vitória de Santo Antão. Continuo fazendo esse trabalho, agora em mais cidades da Zona da Mata, sempre de maneira colaborativa. Essa articulação é necessária para fortalecer os vínculos, criar redes de contato e discutir políticas públicas para o setor cultural. Fico muito feliz com o reconhecimento do Prêmio JGE Copergás 2021”, frisou.

O MATA CULTURAL está muito presente nas redes sociais, além de dar publicidade aos artistas locais, também promove oficinas de formação e colabora com movimentos culturais e organizações civis. Em breve, o Canal vai promover um curso de formação para novos produtores culturais, com aulas sobre elaboração de projetos e captação de recursos em editais públicos e privados.

_______________________

*Pablo Dantas é Professor de História, Especialista em Cultura Pernambucana e Produtor Cultural com diversos projetos realizados em Pernambuco. Foi Conselheiro Municipal de Cultura da Vitória de Santo Antão, atuando na formulação e aprovação da Lei 4.166/16. Hoje é Presidente da Associação dos Mamulengueiros e Diretor do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, na Mata Norte pernambucana.