Ceclin
mar 23, 2012 0 Comentário


Jarbas quer seguro-desemprego para canavieiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar nos próximos dias o Projeto de Lei do Senado nº 502/2009, de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que concede seguro-desemprego – no período de entressafra – para o trabalhador rural que atual no cultivo de cana-de-açúcar. A proposta já foi aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em relatório favorável apresentado pelo senador Ivo Cassol (PR-RO).

“Como os cortadores de cana são trabalhadores temporários, não têm hoje direito a esse benefício, não obstante sofram as consequências de tal lacuna, na forma de extenuantes jornadas de trabalho no período da safra da cana-de-açúcar e da ociosidade e insuficiência de recursos financeiros nos meses de entressafra”, argumentou Jarbas.

De acordo com Ivo Cassol, a proposta de Jarbas é oportuna, pois expande o instituto do Seguro-Desemprego. O senador lembrou que o país vive um processo de mecanização acentuada nos métodos empregados na colheita da cana-de-açúcar e que isso implicará na demissão dos trabalhadores evolvidos com a atividade.