Ceclin
dez 21, 2008 1 Comentário


Jane Povão é candidata pela segunda vez

Publicado em 21.12.2008

A prefeita eleita de Pombos (Agreste), Cleide Jane Sudário de Oliveira, Jane Povão (PR), desistiu de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do juiz eleitoral da cidade, Breno Duarte Ribeiro, de não diplomá-la. Mas ela anunciou que vai concorrer nas eleições suplementares para a escolha do novo prefeito, que deve acontecer até março. A chapa de Jane Povão foi impugnada por irregularidades com seu vice, Patrício Magalhães (PV). Ela – que escolherá um novo companheiro de chapa – venceu com 54,85% dos votos válidos. A atual vice e candidata a prefeita Maria de Fátima Lucena (PTB) obteve 44,3%.

A irregularidade apontada pela Justiça contra o candidato a vice é referente à sua desincompatibilização do cargo de dirigente sindical. Patrício foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pernambuco. A lei manda que diretores de sindicatos que recebem dinheiro público deixem o cargo quatro meses antes das eleições. Ele se afastou formalmente no prazo legal, mas teria continuado atuando como presidente da entidade, o que gerou a impugnação. A irregularidade só atinge o vice. Jane poderá participar da nova eleição.
O TRE definirá um novo calendário para Pombos entre 8 e 10 de janeiro. O presidente do tribunal, Jovaldo Nunes, informou que o pleito suplementar deve ocorrer entre o final de fevereiro e início de março. Até lá, o futuro presidente da Câmara de Vereadores – escolhido em 1º de janeiro – assume a prefeitura.

ARAÇOIABA
Já o atual prefeito e segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Araçoiaba (Região Metropolitana), com 32,9% dos votos válidos, Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), foi diplomado para o segundo mandato. O vencedor, Hildemar Alves Guimarães, Cuscuz (PSB), com 40,20% dos votos, teve seu registro de candidatura impugnado. Ele tenta, através de liminar no TRE, cassar o diploma do adversário. O caso deve ser julgado na próxima semana. Em Araçoiaba, não haverá novas eleições porque o primeiro colocado não obteve mais de 50% dos votos válidos. Assume, assim, o segundo colocado. Diferente de Pombos, onde Jane Povão obteve mais de 50% dos votos.

(Jornal do Commercio).