• Ceclin
ago 11, 2011 6 Comentários


Jaboatão terá mais seis vereadores. Câmara salta de 21 para 27



Da Folha de Pernambuco

A Câmara Municipal de Jaboatão, aprovou, ontem, por unanimidade – apenas 15 parlamentares estavam presentes – o aumento de seis vereadores, subindo de 21 para 27. A modificação, no entanto, só passa a vigorar na próxima legislatura, a partir de 2013. Ou seja, quando entrar em vigor, a lei beneficiará mais candidatos nas eleições proporcionais de 2012 . A matéria foi aprovada em primeira discussão e será apreciada novamente em – no máximo – dez dias, que é o limite do prazo regimental.

Em seguida, será enviado para o Executivo municipal, onde passa pela sanção do prefeito Elias Gomes (PSDB). Segundo o vereador jaboatonense Robson Leite (PT), a mudança não vai alterar o valor do duodécimo repassado pela Prefeitura, que hoje está em 4,5% do que é arrecadado pelo município. “Desse valor, nós só podemos gastar 70% com pessoal. O restante deve ser usado para custeio de aluguéis, escritório e outras despesas”, explicou.

Atualmente, o salário de um vereador em Jaboatão é em torno de R$ 9.200. De acordo com Robson Leite, o valor não será alterado porque o que mudará é a despesa com os cargos comissionados. “O vereador terá uma estrutura menor de funcionários, mas agora vamos poder atingir várias categorias. É uma forma de atingir o máximo de lideranças”, avaliou.

O petista destacou ainda a mudança no coeficiente eleitoral no município. Segundo Leite, na última eleição, um candidato necessitava de mais de 14 mil votos para se eleger. Com a mudança, o coeficiente deve cair para pouco mais de 12 mil votos.

Robson Leite disse ainda que, com a mudança, o PT, que hoje tem dois vereadores, quer garantir pelo menos quatro vagas no Legislativo de Jaboatão. Outro ponto destacado pelo parlamentar é que, com a desistência de outros vereadores de disputar as eleições proporcionais, o número de vagas para novatos na Câmara deve subir para nove.