Ceclin
mar 04, 2012 1 Comentário


Jaboatão entre as 10 piores cidades no atendimento de água e esgoto

com informações do Jornal do Commercio

Há cerca de 105 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto e dos 35 milhões que não recebem água tratada em casa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 30% dos municípios brasileiros não têm qualquer serviço de saneamento básico. A falta de acesso a água de boa qualidade e a convivência com esgoto a céu aberto levam à proliferação de doenças como diarreias, esquistossomose, dengue e leptospirose. Só essas enfermidades causaram 61 mil mortes, em todo o Brasil, nos últimos dez anos.

Estima-se que a falta de saneamento esteja diretamente ligada a 65% das internações em hospitais no país. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), para cada real investido no setor, economizam-se quatro em serviços hospitalares. “Saneamento é uma das maiores formas de prevenção em saúde”, disse a presidente Dilma Rousseff ao assinar contratos para obras de água e esgoto em cidades com menos de 50 mil habitantes, no fim do ano passado. “É uma obra escondida, que desaparece sob o chão depois que você faz, mas o resultado aparece nos dados de saúde”, afirmou. “Não podemos mais ter crianças brincando junto ao esgoto”.

A Região Metropolitana do Recife, maior aglomeração urbana do Nordeste, também sofre com a falta de saneamento. A cidade é conhecida como Veneza Brasileira, pela quantidade de rios e canais que cruzam seus bairros, mas a maior parte dos cursos d’água está poluída pela falta de coleta e tratamento de esgoto.

Na Zona Sul, com seus enormes edifícios de classe média e grandes lojas, um canal a céu aberto, a poucos quarteirões da Praia de Boa Viagem, é conhecido pelo mau cheiro.

Segundo funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que preferem não se identificar, parte do esgoto jogado ali vem dos prédios residenciais, que fazem a ligação dos dejetos direto nas galerias pluviais, por onde deveria escoar apenas a água da chuva.