Ceclin
abr 14, 2014 0 Comentário


Jaboatão busca apoio da Igreja para levar crianças de 4 a 5 anos à escola

Blog do Inaldo Sampaio

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), vai lançar nesta terça-feira (15) o Programa Busca Ativa, que pretende colocar todas as crianças de 4 a 5 anos do município na sala de aula.

Nesse mesmo dia, ele se reunirá com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, com a intenção de buscar apoio da Igreja Católica para a iniciativa.

No dia 24, haverá o Dia da Mobilização, com agentes nas ruas procurando identificar os casos de crianças fora da escola. A ideia é antecipar a meta do Ministério da Educação de universalização da educação infantil de crianças de 4 e 5 anos, prevista para para 2016.

Dados do IBGE de 2010 apontam que aproximadamente 2.300 crianças, nessa faixa etária, estão fora da escola em Jaboatão. O número pode ser menor, pois algumas dessas crianças podem estar em escolinhas de bairros, particulares. Com a mobilização, a prefeitura pretende identificar os casos e, depois, procurar garantir a matrícula na escola.

Dentro dessa iniciativa, o governo municipal vem capacitando estudantes, moradores e diversos segmentos profissionais da cidade para universalizar o ensino para as crianças dessa faixa etária. Mobilizadores são formados, envolvendo agentes de saúde, grupos de Igrejas e pessoal de todas as sete regionais, entre outros segmentos.