Ceclin
abr 21, 2016 0 Comentário


Iracema, meu grande amor foi você!

A Voz da Vitória Coletivo Galileia

– Texto de Durval Cristóvão

Do alto do Monte, uma rajada de vento traz um eco vibrante, que ressoa no coração dos citadinos:

— Iracema!

O Coletivo Galileia está na luta por mais espaços de convívio e de criação artística para Vitória de Santo Antão. Nós queremos os corpos, as ideias e as coisas exibidas sob os olhos da comunidade reunida; queremos nos ver e nos ouvir, promover encontros, resgatar a cultura vivente, colaborar com a formação de artistas e com a formação de público em nossa cidade. Eu padeço de saudades do Cine Teatro Iracema. Ai de mim! Ai de nós! Lembro-me da escada estreita que levava até à sala de projeção, do desvão que abrigava a bilheteira, dos corredores, das cadeiras de madeira escura, dos morcegos, do palco, do camarim, das coxias. Não foi mais doce o favo da jati do que os anos que passei ali.

O prédio do antigo Cine Teatro Iracema está abandonado e corre o risco de se tornar uma igreja, uma farmácia ou um supermercado. Não necessitamos de mais igrejas. Elas cumprem uma importante função social, mas já existem aos montes, espalhadas por todos os bairros. E mais: a arte não é afeita a cristalizações dogmáticas advindas de um grupo de sacerdotes. Não necessitamos de mais farmácias. Queremos promover saúde, e as farmácias sobrevivem da doença. Não necessitamos de mais supermercados, pois a nossa fome não passa e não passará jamais. Queremos o Cine Teatro! Queremos um cine teatro!

Por que ainda não construíram um cine teatro municipal em nossa cidade? Não é por falta de dinheiro, senhores, se envergonhem de uma desculpa como essa! Quantos milhões foram gastos nas últimas décadas com atrações que não deixaram nada de substancial para a nossa cidade? Anotem: as festas que contribuem para o crescimento da comunidade são um modo especial de fazer e de viver juntos. Estamos cansados dessas festas que não passam de um exercício de destruição e de desperdício. Nós queremos o Cine Teatro de volta! Nós necessitamos de um Cine Teatro! Erguer uma cidade pode ser mais barato do que os senhores pensam. A cidade é nossa! Estão ouvindo? Salve Iracema!