Ceclin
mar 05, 2009 1 Comentário


Interior ganhará delegacias

Robert Fabisak

AUDIÊNCIA pública discutiu o assunto, ontem, em Paulista

No intuito de buscar atender aos inúmeros casos de violência doméstica em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) vai implantar, até junho deste ano, três Delegacia da Mulher nas cidades de Surubim e Garanhuns, no Agreste do Estado, além de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O aumento no número de especializadas tem como objetivo reforçar as delegacias já existentes nas regiões.
No interior, apenas as cidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, contam com o serviço. Na Região Metropolitana, Recife e Jaboatão dos Guararapes possuem a especializada. O projeto também tem como meta instalar delegacias nos municípios de Ipojuca, Goiana, Vitória de Santo Antão, Surubim, Salgueiro, Ouricuri e Afogados da Ingazeira.
Uma audiência pública foi realizada, ontem, em Paulista, um dos municípios que receberá uma das Delegacias da Mulher. No encontro, o tema Violência contra a Mulher foi discutido entre autoridades municipais e estaduais. Para a secretária executiva estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica, Lucidalva Nascimento, a implantação das delegacias vai reduzir o índice de violência contra as mulheres. “Na Região Metropolitana se concentra a maioria dos casos. Vamos ampliar as formas de combate a esse tipo de ocorrência. Essas especializadas vão investigar casos específicos de violência doméstica”, destacou.
Segundo o vereador de Paulista, Fábio Barros, que é especialista em prevenção à violência doméstica pela Universidade de São Paulo (USP), a instalação de delegacias vai combater com maior rigor a violência contra a mulher no Interior do Estado. “São áreas de Pernambuco que eram pouco assistidas”, comentou.
(Folha de Pernambuco).