• Ceclin
ago 02, 2008 2 Comentários


Instituto Histórico abre festividades da Batalha das Tabocas

Em Sessão Solene realizada na sexta-feira (01/08) no Teatro Silogeu, do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Sto. Antão (IGHV), localizado na Praça Diogo de Braga – Matriz, deu-se início as homenagens aos 363 anos da Batalha do Monte das Tabocas (03/08/1645) e a outorgação de entrega da Comenda Vitoriense.
Dirigida pela Sra. Eunice Vasconcelos Xavier (presd. do IGHV), a Solenidade contou com as presenças do Palestrante o Dr. Petrônio Luiz (Diretor do Instituto Pátria), dos deputados estaduais Elias Lira (DEM) e Henrique Queiroz (PR), do Dr. Paulo Roberto (Diretor da FACOL), do ex-prefeito José Augusto Ferrer, Profa. Severina Moura (presd. da Academia Vitoriense), vereador Manoel de Holanda (PMDB) representante da Câmara Municipal, Dr. Fernando Moura, historiador João Álvares, Jones Pinheiro e Pedro Ferrer.

Na oportunidade foi lançada a publicação comemorativa do Jubileu de Ouro do Instituto Histórico, além da oficialização do ingresso de novos membros. O Diretor da FACOL, Dr. Paulo Roberto, destacou a importância histórica para o País da Batalha do Monte das Tabocas e da justa homenagem ao ex-prefeito José Augusto Ferrer, contemplado com a Comenda Vitoriense.
O evento contou ainda com a apresentação da Orquestra Avalovara da Faculdade Osman Lins.
O Dr. Petrônio Luiz destacou os fatos históricos que estão vinculados ao feito do combate que permitiu o início da expulsão dos holandeses do Brasil no Monte das Tabocas em nossa cidade.

por Genilda Alves.