Ceclin
jun 07, 2011 0 Comentário


Inscrições do ENEM encerram na sexta-feira

Interessados em fazer o Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio- precisam estar atentos!
A data limite para inscrição é dia 10 de junho (sexta-feira). Então, é preciso se apressar. O valor da inscrição, que é feita pelo site do Ministério da Educação, é de R$ 35,00. As inscrições serão aceitas até as 23h59.

No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). As provas serão realizadas, em todo o país, nos dias 22 e 23 de outubro.

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação, registrou na última quinta-feira (2) mais de 3 milhões de inscritos e a expectativa é de chegar aos 6 milhões. Para receber tantas inscrições, o Inep dobrou sua capacidade tecnológica e sua infraestrutura e agora, pode receber até 120 mil inscrições por hora.
O Enem 2011 será realizado em 1.599 municípios de todo o País, e vai utilizar 140 mil salas de aula, em mais de 12 mil instituições.Este ano, mais de 6 mil escolas estão participando do processo.
Outra informação importante é em relação à taxa de isenção da inscrição. A solicitação de isenção é feita no ato da inscrição e será conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que declarem ser membro de família de baixa renda ou viver em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Mas o aluno deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep e posteriormente informará se concede ou não a isenção. Estudantes com necessidades especiais precisam declarar sua condição também no ato da inscrição.

E mais um detalhe: quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio precisa indicar uma das instituições certificadoras para que a mesma seja autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

E a data do próximo Enem já foi definida pelo Inep. O Enem 2012 acontece no primeiro semestre, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.