Ceclin
mar 28, 2016 0 Comentário


Inscrições abertas para mini-curso no SINDSEP/PE

sindseppe

Geopolítica e Relações Internacionais é o tema do novo mini-curso que será oferecido pelo SINDSEP/PE. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pessoalmente, na sede do sindicato, ou pelo (81) 3131-6350. As aulas têm início no dia 05 de abril e acontecerão sempre nas terças e quartas, das 19h às 21h, no sindicato. Diferente dos mini-cursos anteriores, Geopolítica e Relações Internacionais será ministrada por uma equipe multidisciplinar, sob coordenação do cientista político Michael Zaidan (UFPE). Marco Mondaini (UFPE); Thales Castelo Branco ( Faculdade Damas); Rosa Maria de Freitas Nascimento (Unicap); e Paloma Gonçalez (Consul dos EE.UUs.), compõem o grupo.

O mini-curso vai falar sobre assuntos como o Congresso de Viena, unilateralismo e multilateralismo, as duas grandes guerras, a guerra fria, bipolaridade, como começou a hegemonia América, a queda do muro de Berlim e a nova ordem. Será o resgate de toda história, finalizando com a política externa do governo Lula, suas conquistas, ambiguidades e a presença do Brasil no mundo.

coordenadora-geral-do-Sindsep-PE-Graça-Oliveira

“ Nesse momento em que vivemos no País, com uma tentativa clara de golpe das forças conservadoras, um curso como esse é mais que oportuno, por isso, liguem, se inscrevam, participem”, convida a coordenadora Geral do SINDSEP/PE, Graça Oliveira.

 

 

 

Ajuste Fiscal

Na proposta de reforma fiscal enviada ao Congresso na última segunda, 21, o governo estabelece limites para o crescimento dos gastos públicos. O problema é que a primeira medida a ser tomada seria vedar a reestruturação de carreiras e contratação de pessoal. A segunda, restringir o reajuste salarial dos servidores. O governo fala até o aumento real do salário mínimo estaria na mira. Para o diretor do SINDSEP/PE e da CUT PE, Sérgio Goiana, mais uma vez a conta é repassada aos trabalhadores. “O caminho não é esse. O governo deve primeiro combater a sonegação fiscal, o desvio de recursos e taxar as grandes fortunas”, dispara o sindicalista.

 

Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – SINDSEP-PE