Ceclin
jun 16, 2009 0 Comentário


Inscrição para professor vai até amanhã

Publicado em 16.06.2009

Terminam amanhã as inscrições gratuitas do processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação do Estado para a contratação imediata de 3.533 professores, com salários que variam entre R$ 200 e R$ 754, dependendo da graduação e do número de turmas de cada docente. Os interessados devem procurar as sedes das Gerências Regionais de Educação, munidos de currículo acadêmico e profissional.
Os professores aprovados serão distribuídos pelas 900 escolas estaduais que não apresentaram evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), para ministrar aulas de reforço em duas disciplinas: português e matemática.
Os contratos dos docentes será temporário, até o fim do atual ano letivo. As atividades estão previstas para começar em meados de julho, quando têm início as aulas do segundo semestre da rede estadual de ensino. Segundo dados da Secretaria de Educação, Pernambuco tem 1.100 escolas. Destas, 929 tiveram alunos que participaram da prova do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).
As vagas destinadas a contratação temporária de professores para a rede estadual foram abertas através de um decreto assinado pelo governador Eduardo Campos e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 6 de junho. No ato, estavam criados 4.343 postos para os docentes. Mas a Secretaria de Educação, depois de analisar as necessidades específicas apresentadas pelas Gerências Regionais de Educação, decidiu diminuir o número de contratados para 3.533.
“Mas isso não quer dizer que as outras vagas criadas não serão utilizadas.
Vamos apenas esperar para ver se os 3.533 professores que serão contratados darão conta do trabalho. Caso necessário, poderemos abrir um outro processo de seleção, para novas contratações, sem qualquer burocracia”, explicou a gerente de desenvolvimento de pessoa da Secretaria de Educação do Estado, Elizabeth Jales.
Esta não é a primeira vez no ano que o governo do Estado abre vagas para a contratação temporária de professores para a rede de ensino. Desde janeiro, a Secretaria de Educação já realizou seleção para 4.782 profissionais temporários.
Foram 2.894 para os Programas Travessia, Se Liga e Acelera, de correção de fluxo, 926 do Projovem Rural, 458 do Projovem Urbano, 400 para o Chapéu de Palha e 104 profissionais para o Programa Paulo Freire, que incluiu alfabetização de jovens e adultos.
(Jornal do Commercio).