Ceclin
out 08, 2010 0 Comentário


Inscrição para o vestibular da UFPE termina domingo

A Covest-Copset (Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos) lembra que termina no próximo domingo, dia 10 de outubro, o prazo de inscrição no Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80, pode ser efetuado até três dias úteis após a normalização das atividades bancárias.
A inscrição mais uma vez é exclusiva para a internet, pelo site www.covest.com.br, e começou no dia oito de setembro. Em caso de dúvidas, inclusive sobre o curso escolhido ou local de prova, o fera terá liberdade para modificar suas opções quantas vezes desejar, mas apenas a escolha final, ao término do prazo de inscrição, será consolidada.

Com novos cursos, mais vagas e uma inscrição mais cara, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou ontem o seu vestibular 2011. Os destaques ficam para a extinção das provas de redação e língua estrangeira, cujas notas estarão atreladas ao desempenho obtido nas mesmas disciplinas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso haverá novos cursos como o de engenharia naval, a ampliação de vagas em direito e mudança em hotelaria, que teve uma das disciplinas da segunda etapa alterada.

Este ano, fazer as provas de língua estrangeira e redação no Enem será obrigatório para os candidatos conseguirem classificação no vestibular. As notas serão utilizadas na composição na nota final. As provas da segunda etapa serão nos dias 5 e 6 de dezembro. Ao todo, estarão em disputa 6.680 vagas, 163 a mais que no ano anterior. 
A ampliação se deu graças à criação dos cursos de licenciatura em educação física (45 vagas) no campus de Vitória de Santo Antão, música/instrumento, com habilitação em saxofone, percussão e trombone e engenharia naval (45). Este último só estará disponível no vestibular do meio do ano, em julho de 2011, no grupo de 290 vagas do conjunto das engenharias.

No Recife, direito ganhou novas 25 vagas, sistemas da informação, 25 e engenharia cartográfica, 30.
Em Vitória de Santo Antão, o bacharelado em educação física recebe outros 35 alunos a mais que no ano passado, em contrapartida à redução de vagas em licenciatura em ciências biológicas e enfermagem. Já os candidatos a uma das vagas de hotelaria devem mudar os planos de estudos. Isso porque o curso trocou de área, saindo do grupo 1 para o 8, o que significa que, em vez de matemática, na segunda fase o fera vai enfrentar a prova de geografia. 
Além disso, o interessado em cursar história agora vai poder optar entre licenciatura (55) ou bacharelado (55) e o que vai fazer artes cênicas ou plásticas, agora deve se inscrever em teatro ou artes visuais, novos nomes destes cursos. A exceção fica a cargo de oceanografia, cujas 25 vagas serão determinadas pela classificação dos candidatos de todo o país por meio do Sisu, que usa o Enem como como única forma de avaliação.

Vestibular UFPE 2011
Inscrições
8 de setembro a 10 de outubro

Taxa de inscrição

R$ 80,00

Prazo para solicitação de isenção de taxa
de 8 a 14 de setembro

Data de divulgação da lista de isentos
28 de setembro
Limite para pagamento

11 de outubro
Provas

1ª Fase (Enem): 6 e 7 de novembro

2ª Fase (específicas): 5 e 6 de dezembro

Incentivos

10% a mais na nota final de oriundos de escolas públicas e 5% a mais na nota final de alunos de escolas privadas fora da RMR (Campi de Caruaru e de Vitória de Santo Antão)
Novidades

Número de vagas

6.390 (163 a mais que em 2010)

Novos Cursos
engenharia naval, música/instrumento com habilitações em percussão, trombone e saxofone e bacharelado em educação física (Vitória de Santo Antão)

O que muda

Artes cênicas passa a ser teatro, artes plásticas agora se chama artes visuais, História se divide em licenciatura ou bacharelado e hotelaria passa do grupo 1 para o 8.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR