Iniciado reflorestamento e arborização em áreas públicas de Pombos
Projeto Cidade Sustentável inicia plantio de mudas para reflorestamento e arborização de Pombos
Os estudantes do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, promovido pela Geração Futuro, deram início, na última terça-feira (10.8), ao reflorestamento e arborização em áreas públicas de Pombos, no Agreste de Pernambuco. O início da ação aconteceu no entorno da Escola Municipal José Vicente Dias e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
Identificadas em parceria com Secretaria de Obras de Pombos, outras cinco áreas na zona urbana da cidade serão contempladas com o plantio de mudas das espécies ipê-amarelo e roxo, doadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Vitória de Santo Antão. As ações de plantio também serão protagonizadas por crianças e adolescentes, participantes da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, do Projeto Cidade Sustentável.
A coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, destacou o início das ações de reflorestamento e arborização do Município como um marco. “Iniciamos com muita alegria o reflorestamento da zona urbana da cidade e o pontapé inicial tinha que ser no entorno de uma escola, reforçando o sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente para tornar os espaços públicos mais saudáveis. Além do envolvimento da escola e dos parceiros, o grande destaque é para a participação dos nossos estudantes e suas mães, que não medem esforços para participar de momentos tão significativos como esses”, disse.
O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jairo Rubens, esteve no ato e falou da importância das crianças e dos adolescentes serem protagonistas destas ações. “A iniciativa da Geração Futuro vai trazer muitos benefícios, sobretudo para as políticas públicas das crianças e dos adolescentes. Estamos formando cidadãos, pensando na questão da cidadania, em um mundo melhor e se apostamos nisso vamos colher esses avanços e conquistas”, disse. “O Município ganha com isso, com áreas mais verdes, o clima melhora e, sem dúvidas, teremos espaços de lazer onde poderemos desfrutar de um ambiente mais saudável. É muito importante todas essas forças estarem culminando para esse pontapé inicial de um Projeto tão significativo para as políticas das crianças e para as ações de meio ambiente do Município”, finalizou Jairo, que também é Secretário Municipal de Agricultura.
O prefeito de Pombos, Dr. Marcos Ferreira, também pontuou a importância da ação. “O Projeto Cidade Sustentável tem conscientizado nossas crianças e adolescentes sobre a importância do meio ambiente e das ações do reflorestamento para o Município, e o início do plantio dessas mudas representa muito, onde vamos colher os frutos desse trabalho no futuro. O Projeto estimula as crianças a terem uma visão diferenciada tanto sobre o lixo reciclável como sobre a importância da plantação das mudas e isso é muito importante”, avaliou.
O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Obras.