• Ceclin
ago 20, 2012 0 Comentário


Informatização da gestão municipal propõe melhorias para cidades da Mata Sul

Após conhecer o exemplo que vem do sertão pernambucano, técnicos do COMSUL – Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana – acreditam na possibilidade da implantação do sistema de informatização dos serviços públicos nos municípios consorciados. O projeto Prefeitura Conectada refere-se à interligação dos órgãos municipais através de uma plataforma virtual. As secretarias, departamentos e outras unidades estariam conectados, dentro de um planejamento estratégico, informatizando todos os seus processos.

Um dos pontos mais amplos do processo – que envolve educação, tributos, obras entre outros – é o Saúde Conectada. Consiste em ações dirigidas, principalmente na atenção básica, que trazem inovação e agilidade para as Unidades de Saúde da Família. Entre as ações estão a digitalização de todos os prontuários e cadastros, produção ambulatorial informatizada, consultas médicas agendadas e até carteira de vacinação online.Segundo Laércio Queiroz, assessor do COMSUL, “as metas, ações e responsabilizações serão traduzidas para o sistema, oferecendo um gerenciamento sistemático e online”. Na prática, o gestor municipal poderá acompanhar qualquer movimentação, falhas e resultados das secretarias, de qualquer lugar, bastando estar conectado com a internet.

“Com a interligação e o conhecimento total por parte dos gestores, as metas das políticas públicas serão atendidas, ocasionando um benefício real para a população”, completa Queiroz. Os técnicos do COMSUL se preparam agora para apresentar a proposta aos gestores municipais das cidades da Mata Sul do Estado nas próximas semanas.

Com informações da Assessoria.