Ceclin
jun 26, 2020 0 Comentário


Inep disponibiliza dados estatísticos do Encceja e Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (26/06), os microdados e as sinopses estatísticas das aplicações de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os dados podem ser obtidos no site do Instituto.

Quem deseja acessar as informações pode entrar nos bancos disponibilizados na aba ‘Dados Abertos’ no portal do Inep. A divulgação atende às diretrizes da política de dados abertos e à demanda por informações específicas sobre os exames.

A sinopse estatística do Enem 2019 apresenta tabelas com informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas, entre outras informações. Já os microdados contém o menor nível de desagregação dos dados, com informações gerais sobre a realização das provas, a caracterização do participante, a escola que declarou ter frequentado e as notas das provas objetivas e de redação.

As sinopses do Encceja apresentam tabelas com quantitativos de cada perfil de inscrito, por região geográfica e proficiência por área de conhecimento. Já os microdados trazem as informações dos três tipos de aplicação: nacional, exterior e para pessoas privadas de liberdade (PPL).