Ceclin
ago 07, 2008 3 Comentários


Índio, Enedino e Cícero aguardando julgamento de suas candidaturas

Até o momento o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não disponibilizou a divulgação das sentenças do julgamento de três candidatos a vereador nas Eleições 2008. Consta ainda como pendente e em fase de possível impugnação o ex-vereador Ednaldo Santos – conhecido por Índio do PSC, a candidatura a vereador do Professor Enedino Soares (PPS) e a de Cícero Julião (PTdoB).
Com relação a candidatura a vereador de Índio o motivo que prende o Juiz Eleitoral, Dr. Uraquitan Santos, deve-se ao fato deste não ter declarado a “Prestação de Contas” de sua campanha quando ele concorreu e foi derrotado nas eleições de 2004. Sua candidatura encontra-se pendente e o Juiz Eleitoral da 18ª zona deverá divulgar a sentença até o próximo dia 16 de agosto.
Situação similar encontram-se os candidatos a vereadores Enedino Soares e Cícero Julião. No caso do Prof. Enedino sua candidatura está pendente devido constar “Duplicidade de Filiação”. Ele estava filiado até o ano passado ao PMDB e após filiou-se ao PPS. “Eu assinei todos os papéis na época com o Pedro Queiroz (presidente local do PPS) para fazer o cancelamento da minha inscrição no PMDB”, contou Enedino. “Espero que dê tudo certo, já que fiz tudo dentro do prazo”, explicou ele.
Se depender das últimas resoluções do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou os “Fichas-Sujas” saírem candidatos, invocando o “princípio da inocência”, para aqueles que ainda não foram condenados terem o direito de ter seus nomes avaliados pelas urnas nestas eleições, estes casos menores é “fichinha” diante dos descritos pelo STF.
Já o caso de Cícero Julião do PTdoB, é que o candidato não passou nos testes básicos realizados pelo TRE local para comprovar de que ele sabe ler e escrever. Contudo, o TRE o considerou inapto por este ser analfabeto. Possivelmente o PTdoB deverá substituí-lo na Coligação “Frente da Renovação Popular da Vitória”.

SEIS CANDIDATOS ESTÃO APTOS

Dos candidatos a vereador nas eleições 2008 em Vitória de Sto. Antão, dos nove em situação de pendência, seis já estão aptos a concorrer. Trata-se da candidata Ilca dos Pneus (PMN), do ex-vereador Eraldo Boy (PSC), do produtor Orlando Aranha (PRB), Mário Chevi (PRP), Vilma Diniz (PTdoB) e Edigar Reis (PSL).
Todos eles estavam com pendências no CANDEX, que é o cadastro digital dos candidatos no TSE. A ausência de apresentação da “Declaração de Escolaridade” que faltava foram entregues pelos candidatos Orlando Aranha, Vilma Diniz e Eraldo Boy. Este último fez a declaração de próprio punho ao Juiz da 18ª Zona Eleitoral. A pendência que rodeava o cadastro de Edigar Reis (PSL) é que não estava claro a sua ocupação. Ele fez a correção já que o candidato é “Militar Reformado”.
Aguardemos a decisão dos outros três candidatos pendentes. Temos, portanto, até o momento, 126 candidatos a vereador aptos para disputar as onze vagas da Casa Diogo de Braga da Vitória.

por Lissandro Nascimento.