• Ceclin
mar 15, 2019 0 Comentário


Inaugurado em Recife Laboratório Integrado em Tecnologia de Petróleo e Gás

Laboratório Integrado em Tecnologia de Petróleo e Gás

Blog Arthur Madagascar

Finalmente, no ultimo dia 12 de março, foi inaugurado o LITPEG ou, como atualmente também é chamado de INSTITUTO DE PESQUISA EM PETRÓLEO E ENERGIA.

O LITPEG fica localizado no Campus da UFPE, na Cidade Universitária.

O evento contou com a participação de diversas autoridades: Prof. Anísio Brasileiro – Reitor da UFPE; Prof. Paulo Lyra – Coordenador do LITPEG; Representante do Governo do Estado de Pernambuco; Representante da Prefeitura do Recife; Alfredo Renault – Superintendente ANP; Representante do CENPES, diversas outras autoridades, alunos e outros convidados.

auditorio UFPEO Laboratório tem uma longa parceria com o CENPES da Petrobras. A história do LITPEG, segundo o professor e Coordenador do LITPEG, Paulo Lyra, já completa 19 anos.

Inicia em 2004 os primeiros passos. Em 2007 e 2008, inicio de parceria com o CENPES e planos de trabalho. Em 2009 a 2011 Estratégias para o trabalho. Em 2012 a ANP concede autorização para a obra. Em 2014 iniciam-se as obras do LITPEG (Blog de 19 fevereiro 2017 mostra as obras). Em 12 de março 2019 é inaugurado.

OS NÚMEROS:
Investimento de R$ 76,5 milhões, área construída de 13,3 mil metros quadrados, edifício com 6 andares, 70 professores e pesquisadores envolvidos.

12 Laboratórios da UFPE:
Laboratório de Petróleo e Derivados (LPD);
Laboratório de Bioprodutos (LB);
Laboratório de Química (LQ);
Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagese);
Laboratório de Petroquímica (LP);
Laboratório de Refino (LR);
Laboratório de Síntese e Lubrificantes (LSL);
Laboratório de Biocorrosão e Corrosão (LBC);
Laboratório de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (Siger);
Laboratório de Computação Científica e Visualização (RTCCV);
Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Molecular (Labiota);
Laboratório de Asfalto (LA).

Esperamos que mais este investimento, traga os resultados práticos esperados para nossa cidade, Estado e região, através dos convênios e parcerias com empresas e outros laboratórios do Brasil e do exterior. Espero que possamos aplicar esses estudos desenvolvidos através do LITPEG, em conhecimento prático para nosso povo, para a civilização e o meio ambiente.