Iluminação pública é a nova ‘mina de ouro’
Desde que a resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atribuiu a manutenção e a melhoria da iluminação pública das cidades aos municípios, milhares de prefeituras estão tendo que correr atrás de quem execute tais serviços. Antes, em grande parte do País, quem lidava diretamente com essa questão eram as concessionárias de energia. De acordo com a Aneel, 35% dos municípios ainda não gerenciavam os recursos e serviços relativos à iluminação pública, e tiveram então que se adaptar.
Os recursos não são escassos, já que as distribuidoras vão repassar diretamente para as prefeituras os valores que arrecadarem com a contribuição para iluminação pública, cobrada nas contas de luz. O resultado é um mercado milionário que necessita de prestadores de serviços.
Denúncia de postes apagados no Bairro Lagoa Redonda, em Vitória
Os moradores do Bairro de Lagoa Redonda, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, reclamam de alguns postes apagados. Segundo residentes da comunidade, no período noturno fica perigoso transitar pelo local. Um leitor que reside na área enviou para a nossa redação a imagem do poste, e ainda disse que entrou em contato com o Grupo CELPE, mas a companhia afirma que a iluminação agora é de responsabilidade da Prefeitura. A denúncia foi feita através do nosso WhatsApp do A Voz da Vitória – (81) 9992-9364.