• Ceclin
out 11, 2019 0 Comentário


Igreja de N. Sa. da Conceição Aparecida, localizada em Jussaral, será elevada a santuário

Jussaral recebe o primeiro santuário. Foto: Paulo Paiva DP

Jussaral recebe o primeiro santuário. Foto: Paulo Paiva DP

Neste sábado (12/10), será um dia de festa em todo o território da Arquidiocese de Olinda e Recife para celebrar o dia Nossa Senhora Aparecida. A Arquidiocese possui quatro paróquias dedicadas a padroeira do Brasil. Elas ficam localizadas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (no bairro Vila Rica, criada no ano 2012), Paulista (bairro do Janga, criada em 1997), Recife (bairro do Ipsep, criada em 1958) e Vitória de Santo Antão (bairro Bela Vista, criada no ano 2000). Com missas e procissões, fiés se unem para adorar e louvar nas igrejas e ruas dos municípios.

Além da festa em homenagem a Santa, o Vicariato Vitória de Santo Antão, vai ganhar o primeiro santuário. A igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada em Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, será elevada a santuário em um celebração realizada às 17h. Construído em abril de 2017, o templo faz parte da paróquia de São José e abriga desde a sua inauguração a imagem peregrina da Mãe Aparecida que percorreu todas as paróquias da Arquidiocese, entre 2016 e 2017, por ocasião do Ano Mariano Nacional.

Na solenidade de instalação do santuário, o pároco padre José Araújo dos Santos Júnior, missionário da Comunidade Obra de Maria, será empossado reitor do santuário pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, filho de Jussaral, presidente da solenidade. A festa em vai iniciar de madrugada, às 4h, com caminhada de romeiros, Procissão, Missa Solene e programação cultural. O pároco confirma que estão confirmadas caravanas de romeiros de Aliança, Cabo, Recife e Vitória.

A região é procurada por romeiros e devotos da Santa e irá ganhar uma imagem de 45 metros de altura da Mãe Aparecida, na Pedra da Pimenta, tendo em sua base uma capela com o Santíssimo Sacramento. Para a Arquidiocese, a expectativa é fomentar a vocação natural para o turismo religioso e ecológico na localidade, favorecendo o desenvolvimento da região.

No dia 12, às 9h, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio, preside a Missa em honra a padroeira do Brasil na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista, no bairro Bela Vista, em Vitória de Santo Antão. Na matriz de Nossa Senhora Aparecida, bairro do Ipsep, zona sul do Recife, às 10h, dom Fernando Saburido presidirá a Santa Missa. À tarde, o bispo auxiliar preside a Missa Solene de encerramento na matriz do Ipsep, às 16h e a procissão, às 18h.

Programação

- Dia 12, sábado

Instalação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Juçaral (Cabo de Santo Agostinho)

04h: II Caminhada da Fé (saída de Jaboatãozinho, Cabo);
14h: Programação oracional, no palco ao lado do Santuário;
15h30: saída da Procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora Conceição Aparecida pelas ruas de Jussaral (partindo da igreja de Aparecida, Jussaral);
17h: Missa Solene de Nossa Senhora Conceição Aparecida e cerimônia de instalação do Santuário e posse do Reitor, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.
19h: Programação cultural, com apresentação de Dudu do Acordeom.
Informações: (81) 98147-1724/ 3516-3016/3516-3306

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista (Vitória de Santo Antão)

12/10 (9h): Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio e concelebrada pelo pároco padre Ednaldo Tavares
Endereço: Rua Ester B. da Costa, s/n, Bela Vista, Vitória, Fone: (81) 3526-2244.

Diario de Pernambuco